Por João Vitor Castro
O transporte coletivo é um desafio em todos os grandes centros urbanos e a implementação de tecnologias e inovações é uma oportunidade para melhorar a experiência dos usuários. Na região metropolitana da Grande Vitória, por exemplo, já é possível fazer recarga online do cartão de passagens, acompanhar em tempo real a chegada do ônibus no ponto e saber se o veículo vem cheio ou vazio. Há ainda investimentos em ônibus elétricos, que serão adquiridos pelo governo do Estado este ano, e a inauguração do Sistema Aquaviário, que será integrado ao Sistema Transcol por meio do CartãoGV, ligando Vitória, Vila Velha e Cariacica pelo mar e permitindo aos passageiros seguirem viagem de ônibus até seus destinos.
Desde dezembro do último ano, usuários do Sistema Transcol têm a possibilidade de recarregar seus CartõesGV por meio do aplicativo PicPay. É mais uma etapa de uma série de investimentos em modernização na mobilidade urbana capixaba por parte tanto do setor público quanto do privado.
Segundo o diretor-executivo do GVBus, Elias Baltazar, a recarga online era uma demanda antiga dos clientes, que buscam mais comodidade, praticidade e rapidez. “O PicPay foi a parceria mais recente que anunciamos, mas o Banestes, assim como outros aplicativos disponíveis, como o Recarga Pay e o Kim+, estavam com a gente desde o início, em 2019”, explica.
Para realizar essa recarga online, basta ter algum desses aplicativos baixados e cadastrados. O pagamento pode ser feito por crédito, débito, boleto ou PIX, a depender de cada app.
A estudante Luisa Cruz, que é usuária do Sistema Transcol, comenta que as novas possibilidades de recarga são muito mais práticas. Ela já utilizou tanto o PicPay quanto o aplicativo do Banestes para recarregar o cartão de passagens.
Já em relação à recarga presencial, a novidade é que os cobradores, que haviam sido afastados de suas atividades no início da pandemia, retornarão em uma nova função, como “recarregadores” do Cartão GV dentro dos ônibus, a partir do próximo dia 14 de fevereiro. Eles terão uma máquina para a venda da carga, com pagamento somente no cartão de crédito ou débito. A nova função estará presente em 1,2 mil ônibus da frota, conforme antecipou o secretário de Estado da Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
“Os ônibus serão mais um ponto de venda de carga para os cartões, mas somente os veículos sem ar-condicionado, porque os com ar não têm a função do auxiliar. Será um cobrador por ônibus, por dia, nos períodos de pico, e de segunda a sexta-feira”, explica Damasceno.
Os locais de venda online e presenciais podem ser acompanhados no site www.cartaogv.com.br ou por meio do app ÔnibusGV, que também fornece a possibilidade de usufruir do wi-fi gratuito nos ônibus que disponibilizam essa opção.
Com o aplicativo ÔnibusGV, o passageiro também consegue se programar de acordo com o horário em que o ônibus chegará no ponto, acompanhando seu deslocamento em tempo real, além de saber previamente se ele possui ar-condicionado e se está cheio ou vazio.
Ainda em 2019 todos os sistemas de transporte público da Grande Vitória iniciaram uma integração, com a inserção de ferramentas eletrônicas e também com a criação do bilhete único. Com isso, os passageiros, independentemente da cidade em que estavam utilizando o transporte coletivo, passaram a utilizar o mesmo cartão para pagar a tarifa de qualquer um dos sistemas, pois até então cada município possuía seu próprio sistema e cartão.
Acessibilidade
Além disso, desde 2020 o Mão na Roda, transporte especial para cadeirantes, conta com a possibilidade de agendamento e cancelamento de viagens de forma online. Anteriormente, o processo era feito exclusivamente por telefone. “Desde a implantação do sistema online, no final de 2020, foram registrados 23.878 agendamentos. Ao todo, são 3.700 usuários beneficiados”, afirma Elias Baltazar.
Ele enfatiza que o canal de agendamentos por telefone segue em funcionamento, sendo o agendamento virtual apenas mais uma possibilidade de facilitar o acesso. Segundo ele, juntando os agendamentos feitos por telefone e os virtuais, foram realizadas em 2021 quase 85 mil solicitações de viagem.
Sustentabilidade
Buscando tornar a mobilidade urbana mais limpa e alinhada com os novos tempos, o governo do Estado anunciou para este ano a aquisição de quatro ônibus elétricos para o Sistema Transcol. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo (Semobi) afirmou que a ideia é testar a tecnologia de carros elétricos no transporte coletivo, obter dados sobre a economia de combustível e custos de manutenção e estabelecer um cronograma de aquisição no processo de renovação da frota, em substituição gradual aos veículos hoje utilizados, movidos a diesel.

Novas obras
O governo do Estado está realizando obras para a melhoria do trânsito nos pontos mais críticos da região metropolitana da Grande Vitória, como a criação de mais duas faixas para automóveis na Terceira Ponte e da Ciclovia da Vida, que será anexada em sua lateral, servindo tanto de via para bicicletas como de barreira contra o suicídio, além de ter um mirante no ponto mais alto.
Para a inclusão das novas faixas na Terceira Ponte, as quatro faixas já existentes serão estreitadas, assim como as proteções central e laterais. As pistas laterais serão exclusivas para ônibus e passarão a ter 3,10 metros de largura. As outras terão 2,80 metros. O governo estima que a reforma aumentará a capacidade de fluxo de veículos na ponte em 40%.
Já a ciclovia, de acordo com a Semobi, representa um ganho de mobilidade entre as cidades de Vila Velha e Vitória, mas também um atrativo turístico, devido à construção do mirante, e principalmente uma ação de preservação da vida, por meio da barreira de proteção lateral na qual a ciclovia será instalada.
Segundo o secretário Fábio Damasceno, essas obras ajudam na melhoria do trânsito e estimulam a mobilidade ativa, “além de humanizar e integrar o trânsito com as pessoas e com a comunidade do entorno”.
Segundo a Semobi, também está previsto para este ano o começo das operações do Sistema Aquaviário, que será integrado ao Sistema Transcol por meio do CartãoGV. O meio de transporte aquático contará inicialmente com quatro estações: Prainha (Vila Velha), Enseada do Suá e Centro (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica). O modelo de embarcação ainda está sendo definido, mas, de acordo com a secretaria, também há previsão para o transporte de bicicletas. Os pontos de embarque e desembarque já estão em construção.
“Nossa gestão tem focado em promover melhorias no transporte público, por meio de renovação de frota, melhoria na acessibilidade do sistema, mais informação ao usuário, com incremento de ferramentas e tecnologia à disposição do público. Tudo isso gera maior conforto e estimula o uso do transporte coletivo em detrimento do individual, o que por consequência acaba promovendo a melhora no trânsito”, defende Damasceno.