Flexibilidade, comodidade e facilidade. A revolução causada pelos serviços de streaming chegou ao setor de serviços — e, ao que tudo indica, para ficar de vez. Serviços de assinatura e pagamento através de crédito recorrente são uma tendência do mercado de estética e beleza, que enxergou no modelo de fidelização uma forma de contornar os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com estatísticas do setor de e-commerce, o mercado mundial de clubes de assinaturas já corresponde a 18% do total de vendas por cartão de crédito. A tendência é que, até 2023, 75% das organizações ofereçam este tipo de solução. O método de pagamento é o mesmo utilizado, por exemplo, para a assinatura da Netflix e Spotify: todos os meses, a cobrança é feita no cartão e o acesso aos serviços prestados não compromete o limite de crédito do cliente.
Nos salões e clínicas de estética, o cenário também é de crescimento deste novo comportamento do consumidor. “É uma comodidade por não precisar ir na clínica para fazer o pagamento da parcela, já que é debitada automaticamente todo mês no próprio cartão. O cliente ainda continua com o seu limite do cartão disponível para outros compromissos e desejos, o que traz ainda mais benefícios”, explica Diana Teles, gerente de marketing da Bodylaser.
A empresa de depilação à laser possui mais de 100 lojas em todo o Brasil e conta com franquias em Vitória, Serra e Vila Velha. Segundo Diana, a decisão de adotar o método de crédito recorrente foi baseada em uma pesquisa de mercado. “Estudamos o mercado antes e viemos com o objetivo de atender demandas dos clientes. Além da qualidade do serviço, já chegamos com a condição de pagamento no crédito recorrente, que é a mais buscada hoje”, acrescenta.
Ferramentas de pagamento recorrente unem tecnologia e facilidade
Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o cartão de crédito foi o meio de pagamento que apresentou o maior valor de movimentação em reais no ano de 2021, com aumento de 36,6%, se comparado ao ano anterior. A expectativa da Associação é que, em 2022, o uso dos cartões de crédito, débito e pré-pagos ultrapassem a marca dos R$ 3 trilhões, representando 60% do consumo das famílias.
Acompanhando este cenário, plataformas de soluções tecnológicas para realizar cobranças e gerenciar pagamentos ganham destaque: é o caso da Vindi, que oferece um sistema completo de pagamentos online com ferramentas de cobranças e gestão. Além disso, o sistema conta com funções para automatizar, renovar e gerenciar as cobranças recorrentes.