A diversidade é considerada um dos pilares da inovação. E isso é comprovado por pesquisas como a “Diversity Matters: America Latina”, realizada pela consultoria McKinsey, que aponta, por exemplo, que “os funcionários de empresas que adotam a diversidade relatam níveis muito mais altos de inovação e colaboração do que seus pares de outras empresas”. No papel, isso já é bastante difundido. Mas e na vida real, as empresas praticam de fato a diversidade?
Muitas corporações têm políticas que buscam incentivar a diversificação dos perfis de seus funcionários, mas esbarram em obstáculos. A Profissas foi fundada justamente para ajudar as empresas a transpor alguns dos principais desafios. É uma escola de diversidade e desenvolvimentos de habilidades que constrói programas de desenvolvimento de talentos para impulsionar grupos sub-representados dentro das organizações, além de sensibilização e letramento em diversidade e inclusão.
A ideia inicial de Lucas Lima, fundador da empresa, em 2017, era ensinar competências que não se aprende na faculdade, como automotivação, criatividade, comunicação empática e como lidar com riscos, por meio de cursos online. Em 2020, com a chegada do novo sócio, Victor Lambertucci, eles perceberam o interesse comum em ajudar outras pessoas a desenvolver habilidades com foco em diversidade e inclusão. Para isso, mudaram a estratégia de cursos oferecidos diretamente ao público e passaram a buscar parcerias com empresas.
A virada definitiva foi com a realização do evento Potências Negras, com o objetivo de impulsionar e debater a presença de pessoas pretas e pardas no mercado de trabalho, em março de 2021. Além do sucesso do evento em si, ele trouxe para a equipe uma nova sócia, Sônia Lesse, que foi convidada para ser uma das provocadoras do Potências Negras e se identificou com a missão da Profissas.

Treinamentos personalizados
Atualmente, praticamente todo o conteúdo educativo produzido pela Profissas é gratuito para a pessoa final, pago pelas empresas. As atividades são personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente, seja para desenvolver talentos e impulsionar grupos sub-representados; sensibilização e letramento em diversidade e inclusão; e eventos abertos ao público ou fechados, exclusivos para o time do cliente.
Entre os exemplos, estão um evento com a Avon para atrair mulheres negras para cargos de liderança e um evento 100% remoto para o Grupo Boticário só para pessoas negras, além de uma feira de talentos com a Google para conectar talentos diversos e empresas parceiras.
Já os treinamentos são formações objetivas que podem ser realizadas de forma pontual ou em pacotes, com temas como “Comunicação inclusiva e micro agressões”, “Diversidade é inovação” e “Carreira e protagonismo”.
O Mulheres Profissas, por exemplo, foi feito em parceria com a ArcelorMittal com foco no desenvolvimento de lideranças femininas dentro da empresa. “As mulheres aprenderam como ter um posicionamento mais assertivo, considerando os desafios de ser uma liderança feminina dentro de uma empresa no Brasil, onde a maioria das pessoas nessa posição é de homens brancos”, explica Sônia.
Durante os cinco encontros do programa, as participantes tiveram a oportunidade de aprender como conduzir times, participar das decisões e integrar processos estratégicos, trabalhando habilidades de comunicação, liderança, oratória e negociação. Para encerrar, foi traçado um plano de desenvolvimento com o tipo de liderança que querem exercer e como elas podem negociar isso na empresa para que de fato aconteça.
Pequenas e médias empresas
O próximo passo da Profissas é desenvolver uma prateleira de produtos assíncronos, aqueles que podem ser consumidos a qualquer momento, com o objetivo de alcançar as pequenas e médias empresas. De acordo com Lucas, esses novos produtos devem estar disponíveis a partir do segundo semestre de 2022.