Segunda-feira, 18h23. A volta para casa em uma região metropolitana como a Grande Vitória pode beirar o caos. Nos dias em que priorizamos por rapidez e segurança, os carros de aplicativo são uma boa opção — e foi num dia de trânsito, chuva e pressa que a Moovmídia surpreendeu.
Através de uma tela interativa instalada na parte traseira do banco do passageiro, os 40 minutos de viagem se transformaram em um momento de distração com notícias, informações sobre o clima, programas e publicidade direcionada.
“O que a gente faz é a mídia OOH, fora de casa. Instalamos os tablets que trazem entretenimento aos passageiros e oferecemos aos empreendedores a possibilidade de anunciar neste novo veículo, seguindo sua estratégia de marketing e definindo em qual região e horário ele quer anunciar”, explica Leonardo Cunha, CEO da startup, administrador formado pela Ufes e especialista em Estratégia de Negócio pela Universidade de Nova Iorque.
Para filtrar esse público, a startup utiliza o serviço de geolocalização, garantindo que os anúncios veiculados sejam pertinentes à rota e ao local em que o consumidor se encontra. Como não há a possibilidade do uso de bloqueadores de anúncios para impedir que a mensagem chegue até o cliente, o aplicativo cria um canal direto de comunicação com a audiência para empreendedores de qualquer segmento e qualquer porte.
A ideia surgiu há cerca de um ano, enquanto Leonardo fazia uma viagem em carro de aplicativo. “O motorista estava usando um banner divulgando os serviços da esposa dele, que era dentista. A partir daí, tive um insight: já trabalho com tecnologia e desenvolvimento de aplicativos há anos, então enxerguei a oportunidade de desenvolver algo mais preciso e automatizado”, conta. Desde então, ele e a sua equipe começaram a desenhar o modelo de negócio e a buscar um grupo de investidores para realizar o aporte inicial.
A mídia Out Of Home, também conhecida como MOOH, é uma das principais formas de publicidade, visando pessoas em locais públicos, de livre circulação e ao ar livre. Com a chegada do digital e a era da personalização, muitos acreditam que este tipo de propaganda ficou em segundo plano, mas para a Moovmídia, trata-se de uma atualização.
“Minha trajetória como empreendedor é definida, com certeza, pela constante adaptação. Tive vários negócios — alguns deram certo, outros não — e sempre fui muito atento às mudanças do mercado. Quando trabalhamos com inovação, um modelo que funciona hoje pode não funcionar mais amanhã. Por isso, é uma característica que busco sempre manter no meu perfil”
A startup surgiu com um aporte inicial de R$ 200 mil, por parte de um grupo de investidores. O montante foi usado para a criação do protótipo do aplicativo e também para a formulação do suporte em que o tablet fica acoplado. Foram feitos diversos testes com parceiros, clientes e na rua para chegar ao modelo final.
Para Leonardo, colaborar com o habitat de inovação é essencial. “Já participei da organização do Startup Weekend, um evento que aconteceu aqui no Estado, já estive em contato com aceleradoras em negócios anteriores e, sempre que possível, participo de encontros que unem empreendedorismo e tecnologia”.