A Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançaram um programa gratuito de capacitação em programação de software para jovens e adultos, voltado para pessoas que necessitam se profissionalizar e não possuem condições de pagar por uma formação. Serão mais de 2,8 mil vagas espalhadas por 18 municípios capixabas, em todas as regiões do Espírito Santo.
O Programe-se terá 550 vagas para jovens estudantes de escolas públicas nos municípios de Alegre, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, São Mateus e Guarapari, sendo que neste último haverá duas turmas, uma exclusiva para meninas.
A expectativa é desenvolver nos alunos o interesse na área de Tecnologia da Informação (TI) e inseri-los, em estágio inicial de formação, no mercado da tecnologia. Serão utilizadas variadas abordagens pedagógicas, como robótica e jogos digitais, sendo a unidade do Ifes a executora da formação.
Já o Reprograme-se tem como objetivo profissionalizar ou reprofissionalizar jovens e adultos, sem limite de idade, que já passaram pelo ensino médio e pretendem se inserir no mercado da tecnologia. Ele será on-line, com apoio e orientações presenciais, quando necessário, nos polos de atendimento dos municípios contemplados: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.
Serão 2.280 vagas, divididas em duas etapas, e a aposta da Act!on é que grande parte dos alunos sejam absorvidos pelo mercado capixaba.
“Foram mais de 2 anos de trabalho investidos na estruturação dos programas para atender às necessidades do setor de tecnologia do Espírito Santo e, principalmente, das nossas empresas associadas.”
O diretor de Capacitação e Educação da Act!on, Niase Borjaille, ressalta a complexidade para estruturação de um projeto com esse porte: “Construímos um projeto consistente para atender à demanda de profissionais de TI para o setor de tecnologia em nosso Estado. Os atores envolvidos são conhecedores tanto na formação, quanto na absorção desses futuros profissionais no mercado. Estamos confiantes no resultado do projeto”.
As datas de início das inscrições e das aulas serão divulgadas durante o evento de lançamento.