Sonho. Liberdade. Conquista. Crescimento. A jornada de um empreendedor possui diversas fases, desafios e demandas — e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) oferece soluções e oportunidades em cada uma delas, de Norte a Sul do Espírito Santo. Para isso, mantém 10 Escritórios Regionais espalhados por todo o Estado. Entre eles está o de Nova Venécia, destaque na microrregião Noroeste capixaba através do agronegócio e do setor de rochas ornamentais.
O Espírito Santo é o maior exportador de rochas ornamentais do Brasil e comercializa, atualmente, cerca de US$ 1 bilhão. A extração ocorre, na maior parte, no Noroeste do Estado — que leva a beleza do mármore e do granito capixabas para todo o mundo. “Nosso escritório atende uma alta demanda do comércio local, mas também há setores em destaque, como o rural, nos segmentos de pimenta e café e, na indústria, o beneficiamento de rochas ornamentais”, conta Wagner Falqueto, coordenador do Escritório Regional de Nova Venécia.
“Nosso escritório presta toda a assistência ao potencial empresário, orientando quanto ao planejamento de abertura da empresa com consultorias voltadas ao plano de negócios. Para os microempreendedores individuais, temos palestras presenciais realizadas por nossos analistas e que ocorrem de forma quinzenal, para que o empreendedor possa conhecer seus direitos e obrigações e avaliar o momento certo para empreender na cidade”
É o caso de Adeilton Malavassi, empreendedor da área de gestão e corretagem rural na Cepagro Corretora Rural. A empresa fornece projetos para licenciamento ambiental, crédito rural e também presta serviços na área técnica.
“Minha jornada começou em 2009, quando juntamos um grupo de técnicos ao sair da prefeitura e começamos a fazer projetos. Neste momento, optamos por regularizar nossa situação e abrir uma empresa para continuarmos a encaminhar propostas”, conta.
O empreendedor buscou o apoio do Sebrae-ES assim que criou a sua empresa: “Percebi que a gestão que eu fazia não me trazia condições de crescimento. Então busquei justamente o serviço de gestão do Sebrae, pois sabia que o negócio é altamente lucrativo, mas não conseguia chegar a este nível”.
Falqueto ressalta que os serviços oferecidos à Cepagro Corretora Rural já trouxeram grandes benefícios. “A empresa estava sem controle nas finanças, então orientamos como preparar e separar as contas para que os registros de entradas e saídas fossem acertados. Também indicamos consultoria de controles financeiros, trazendo melhorias na sua gestão. Agora, após uma melhora significativa, a empresa está se preparando para participar de editais da prefeitura”, explica o coordenador do Sebrae na região.
“Gosto muito de inovar, o que é um desafio tendo poucos recursos. Mas já tenho grandes conquistas, como oferecer serviços maiores, gerenciar melhor o tempo de trabalho e estou começando a criar um caixa da empresa, já incluindo o corpo técnico”
Após o apoio dos serviços do Sebrae-ES, Adeilton conseguiu levar a sua empresa a um novo patamar. Desde outubro de 2021, a Cepagro iniciou sua participação em licitações e agora presta serviços de manutenção de gramado para a Prefeitura de Vila Pavão.
Feira do Empreendedor
Seja por sonho, necessidade ou visão de oportunidade, empreender se tornou um dos principais caminhos escolhidos pelos brasileiros. Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2021, o Brasil ocupa hoje a 7ª posição no ranking mundial de empreendedorismo — no ano passado, o número de empreendedores brasileiros com empresas com mais de 3,5 anos cresceu. São 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, o que representa 9,9% da população adulta, comandando um negócio no País.
Atento a este cenário e com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e impulsionar negócios em diferentes fases desta jornada, o Sebrae-ES realizará a Feira do Empreendedor, de 12 a 17 de julho, no Pavilhão de Carapina, e espera receber 70 mil pessoas nos seis dias de evento. Serão mais de 100 expositores em 13 mil metros quadrados de estrutura e uma programação voltada para transformar histórias, com soluções, networking e oportunidades de negócio.
De forma gratuita, serão realizadas consultorias, palestras e workshops para potenciais empreendedores, microempreendedores individuais (MEI), empreendedores de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Para saber mais detalhes da programação e estrutura completa do maior evento de empreendedorismo do Espírito Santo, clique aqui.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site https://feiradoempreendedor-es.com/.