Por Ebran Huntington, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Entre as atrações, está um escape room, jogo de fuga em que os participantes devem solucionar desafios relacionados a características de sucesso dos empreendedores; um teste vocacional no espaço do Empretec; e uma consultoria gratuita e individualizada no Espaço Ideação.
A analista do Sebrae-ES Ana Paula Berquo integra a equipe do Espaço Ideação, o qual ela vê como um laboratório de ideias. Logo, os empreendedores poderão testar suas propostas por meio de ferramentas e métodos a fim de que eles saiam dali sabendo trabalhar de forma inteligente e segura.
Além disso, o espaço oferece cinco oficinas sprints, para que os alunos treinem modelos de proposta de valores, effectuation, além de entender como se comunicar com os clientes e como enxergar seu negócio pela visão do consumidor.
Quando questionada a respeito de que maneira uma consultoria personalizada pode ajudar o público da Feira, ela responde que o consultor tem um olhar detalhado do negócio e da situação da empresa. Portanto, ele vai conseguir se aprofundar, estudar o negócio e ofertar uma solução direcionada para a necessidade do cliente.
“O Sebrae, por meio deste evento, está com a proposta de oferecer conteúdos e mostrar para os potenciais empreendedores que é importante estudar e investir no seu negócio. É recorrendo ao investimento, à absorção de conteúdo e enxergando novas tendências e novos modelos de negócios que a empresa vai conseguir ser mais competitiva”, comenta.
Desafios
O Sebrae-ES também pensa em desafiar seu público e fazer com que, por meio disso, as pessoas consigam, com o auxílio da prática e do autoconhecimento, entender seu perfil de empreendedor e como suas atitudes impactam a própria empresa.
Por isso, no evento deste ano, o Empretec (principal programa de formação de empreendedores do mundo) marcou presença com o Escape Room e o Teste Vocacional. O consultor credenciado do Sebrae-ES, Anderson Andrade, diz que a vida é repleta de desafios. E o programa desafia as pessoas a desenvolverem capacidades, habilidades, conhecimento e principalmente a sua atitude enquanto empreendedor. Logo, o Escape Room não poderia ser diferente.
No desafio, vários participantes são colocados na mesma sala e o objetivo do jogo é sair do espaço em que foram postos. Para que isso aconteça, há a missão de coletar pistas que abram as caixas. Em cada caixa há novas pistas que conduzirão as pessoas ao cofre. Dentro do cofre há a chave que abrirá a sala. Tudo isso deve ser feito antes que o cronômetro finalize sua contagem regressiva. Quem vencer todas as etapas e sair da sala, ganha um prêmio.
Relacionando com a vida do empreendedor, dentro do jogo a pessoa precisará passar pela busca de iniciativa. É por intermédio disso que o indivíduo tentará dar um novo passo enquanto se arrisca.
“Todo empreendedor corre riscos. É preciso tentar! Além disso, é necessário ter eficiência e persistência no que faz. Desistir na metade do caminho não lhe renderá um prêmio legal. Também é preciso ter comprometimento com a equipe, busca de informações, planejamento… Esse é o problema de quem falha: a pessoa não planeja, vai apenas fazendo, fazendo e fazendo. O empreendedor precisa monitorar sistematicamente todas as ações que são executadas para observar se isso o está levando aonde ele quer chegar.”
Além disso, o Teste Vocacional é um jogo em que a pessoa precisa realizar ações. E de acordo com elas, é feito um mapeamento dos comportamentos do indivíduo. E o que difere um empreendedor de ter sucesso ou não? É isso que a pessoa descobrirá realizando o teste.
Andrade diz que a recepção do público com os jogos tem sido excelente. Diariamente ele recebe alunos de escolas de ensino médio que, após o jogo, já podem começar a sentir o desejo de iniciar um empreendimento. Já os empresários que recebem a mentoria estão saindo de lá entusiasmados e não imaginavam que poderia ser tão interessante.
“Depois da mentoria e do jogo, as pessoas saem se conhecendo melhor e conhecendo maneiras assertivas para executar em seu negócio”, expõe.
Segundo ele, as pessoas saem refletindo de que precisam tomar atitudes diferentes. “Os resultados obtidos aqui são devido às escolhas que o participante teve. Isso diz respeito a quem eles são. Logo, isso faz com que eles queiram mudar. E eu digo que se uma pessoa quer mudar seus resultados, aumentar seus ganhos, é preciso alterar o que está fazendo. Não se obtém resultados diferentes fazendo coisas iguais. E quando alguém muda, o resultado também muda”, afirma.
A estudante Isabelle Pignaton está iniciando sua carreira como empreendedora e participou do Escape Room. “Minha experiência foi muito legal. É uma atividade extrovertida e ao mesmo tempo bem difícil. Quase conseguimos sair da sala. E eu vejo que a vivência que tive lá dentro está relacionada à minha vida de empreendedora. Lá dentro eu tive que ser persistente. Na minha vida profissional eu preciso ser persistente para atingir as metas, alcançar meus objetivos”, conta.
Empretec
O Empretec, realizado em 40 países, é uma imersão de seis dias no mundo do empreendedorismo. São 10 horas por dia dentro de sala de aula, mais algumas atividades que devem ser feitas em casa. O objetivo do Empretec é desenvolver os comportamentos de sucesso dos empreendedores.
O objetivo do Empretec é apresentar aos participantes um novo olhar sobre as oportunidades, aguçando seus sentidos e desenvolvendo habilidades e comportamentos empreendedores.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Até sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.