WhitepaperDocs
    Facebook Instagram LinkedIn
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    WhitepaperDocsWhitepaperDocs
    • Home
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • WhitePapers
    • Outros temas
      • Tendências
      • Novas
      • Artigos
      • Entrevistas
      • Editorial
      • Sobre Nós
    WhitepaperDocs
    Início » E-commerce bate recorde em 2021 e vira alternativa para empreendedores
    Empreendedorismo

    E-commerce bate recorde em 2021 e vira alternativa para empreendedores

    Por Redação WHPPR14 de julho de 2022Leitura de 4 minutos
    Facebook LinkedIn WhatsApp
    Comp.
    Facebook LinkedIn WhatsApp

    Por Thiago Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES


    Contar com parcerias que impulsionam as vendas é a melhor forma de levar o negócio mais longe. E o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) está promovendo oportunidades para  empreendedores interessados em marketplace e e-commerce, com palestras e oficinas realizadas na Feira do Empreendedor, que acontece até o próximo domingo (17) no Parque de Exposições de Carapina, com entrada gratuita. 

    As chances de anunciar produtos dentro de plataformas digitais como Americanas, Elo7 e Mercado Livre chamaram atenção do público. De acordo com a Neotrust, empresa que monitora o e-commerce brasileiro, a modalidade atingiu o faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 26,9% em relação ao ano anterior. O crescimento reflete as mudanças na forma de consumo da população, com o conforto e ganho de tempo no ato de comprar sem sair de casa, além das diferentes formas de pagamentos que os sites oferecem. E a expectativa é de que este número continue crescendo. 

    O gerente de marketing e ecommerce Filipe Dias, que ministrou a palestra “Como usar o Mercado Livre e Elo7”, abordou os conceitos e as dificuldades para iniciantes em lojas virtuais, além dos pontos positivos de aderir ao e-commerce para quem está no início do empreendimento e em busca de aumentar a lucratividade.

    “O empreendedor vai anunciar os produtos em canais que já possuem grande audiência e tráfego de clientes, com a vantagem de iniciar com baixo custo de investimento”

    Filipe Dias, gerente de marketing e ecommerce.

    Também presente na feira, a Americanas Marketplace realizou uma oficina voltada para técnicas de fotografias — destacando pontos importantes para quem deseja trabalhar com anúncios on-line. No evento, participantes entenderam sobre os aspectos do nicho, focados na boa apresentação do produto, na experiência do cliente e no resultado final. Outro destaque foi a oportunidade de aprender como montar o próprio estúdio de fotos com materiais do dia a dia, como papelão, régua, cartolina, lápis e iluminação.

    Oportunidade para aprender: oficina com montagem de miniestúdio de fotografia realizada pela Americanas Marketplace (Foto: Thiago Borges)

    A primeira impressão é a que fica e, por isso, o cuidado com a imagem na hora de postar nas lojas virtuais tem grande importância. Segundo dados do E-commerce Brasil apresentados na oficina, as chances de conversão de venda sobem para 147% quando há a preocupação do empreendedor com a imagem do produto. 

    Fernanda Zamprogno, empreendedora do ramo de moda fitness, participou da palestra pensando em alavancar as vendas. Ela, que deixou o emprego de bancária para se dedicar à filha, não conseguiu voltar ao mercado de trabalho devido à pandemia. “Eu me vi querendo voltar à ativa e me sentir útil”, relatou Fernanda, que sempre foi adepta aos treinos. “Gosto muito de academia e estava sempre postando nas redes sociais”, contou ela.

    As publicações sempre repercutiram devido à moda que Zamprogno usava nos treinos, até que o marido a incentivou e ela viu a oportunidade de entrar no mundo dos empreendimentos. Hoje, a empreendedora vê no marketplace a oportunidade de alavancar o próprio negócio. “Vim para conhecer e aprender como funciona. Vejo grandes chances de aumentar o número de vendas”, declarou. 

    As oportunidades de transformações que o marketplace oferece para os empreendedores atendem diferentes segmentos, como alimentício, vestuário, artesanatos, tecnologia, construção, entre outros, por meio de um nicho gratuito, com a chance de melhorar e aumentar o próprio negócio.

    A programação sobre o tema segue até domingo, 17 de julho, com oficinas e palestras gratuitas sobre marketplace, e pode ser conferida em feiradoempreendedor-es.com.


    SERVIÇO

    Feira do Empreendedor 2022
    Realização: Sebrae-ES
    Data: Até 17 de julho
    Horário: Até sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
    Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
    Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
    Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.

    e-commerce Feira do Empreendedor Sebrae SebraeES
    Compartilhar. Facebook LinkedIn WhatsApp
    Artigo anteriorModelos de negócios, palestras e jogo Escape Room têm chamado atenção dos visitantes da Feira do Empreendedor
    Próximo artigo Educação empreendedora insere crianças e adolescentes no universo dos negócios

    Postagens relacionadas

    Estudantes capixabas podem participar de competição sobre empreendedorismo e tecnologia
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9691.mp3?cb=1749148718.mp3

    5 de junho de 2025

    Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9683.mp3?cb=1748640166.mp3

    30 de maio de 2025

    Municípios do interior do Estado vão realizar mutirão de atendimento gratuito ao MEI
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9669.mp3?cb=1748022574.mp3

    23 de maio de 2025
    Posts recentes
    • Estudantes capixabas podem participar de competição sobre empreendedorismo e tecnologia
    • Governo do Estado lança edital com recursos de R$ 3 milhões para apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica
    • Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    • Alunos de Cachoeiro de Itapemirim vencem campeonato internacional de robótica no México
    • Startup do RS vai usar inteligência artificial para identificar ligações irregulares de energia no Espírito Santo
    Tags
    aceleração ArcelorMittal Bandes Base 27 capacitação Diversidade Economia Criativa ecossistema de inovação edital EDP Empreendedorismo ESG ESX ESX 2023 Fapes Feira do Empreendedor Findes FindesLab Finep Governo ES Ifes inovação Inteligência Artificial investimento Marketing Digital MCI MEI mentoria networking ONU pesquisa Sebrae SebraeES Secti Seedes Senac-ES Senai ES Startup Experience ESX startups Suzano tecnologia TecVitória tendência Ufes Vale
    Sobre nós


    O Whitepaper Docs é um espaço para falar sobre inovação, colaboração e diversidade. Uma página em branco onde iremos abordar causas, efeitos e soluções, pensar e discutir esse momento que vivemos, que tem como principal característica a mudança.

    Bem-vindo ao Whitepaper Docs.

    --
    Política de Privacidade

    Navegação
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • Whitepapers
    • Tendências
    • Novas
    • Artigos
    • Entrevistas
    • Editorial
    Contato
    Rua Henrique Novaes, 88 - Ed. Chamboard, sala 605 - Centro, Vitória-ES | contato@whitepaperdocs.com | +55 27 98871 2224

    Assine a nossa newsletter!
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    Copyright © 2025 WhitepaperDocs. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.