Por Camila Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Segundo Adriano Mattos, analista do Sebrae-ES, a proposta é ajudar no fomento dessas produções que dificilmente são reconhecidas: “O objetivo é fazer com que as pessoas conheçam, que os produtores vendam e que façam negócios com terceiros. Alguns deles estão participando das rodadas de negócios, para que possam fornecer para bares, restaurantes, padarias e confeitarias”, contou.
A agroindústria familiar contabiliza mais de 2 mil empreendimentos no Espírito Santo, segundo dados divulgados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em 2019. A maior parcela das produções é de pães, bolos, biscoitos e outros produtos derivados de trigo. Domingos Martins se destaca como o município com mais estabelecimentos dessa categoria.
Mel de Jaguaré
Em 2006 nascia uma nova agroindústria no setor de mel no Espírito Santo. Elcio Thomazelli começou um curso de apicultura que estava sendo ministrado em sua cidade, Jaguaré. Com o apoio do Sebrae-ES e da esposa, Marizete Thomazelli, foi participando de mais cursos e se aprimorando no ramo, pois percebeu que seria uma boa oportunidade de negócio. Investiu na marca, começou a divulgar nas redes, no boca a boca, e a participar de feiras. Assim nasceu o Apiário Thomazelli.
Elcio contou que a maior dificuldade foi em relação a conseguir os selos de inspeção, mas que aos poucos foi conseguindo resolver as burocracias: “O maior desafio foi conseguir a aprovação do serviço de inspeção. Quando passa por esse serviço, eles atestam a qualidade do produto. Tivemos que fazer as adequações necessárias. O selo municipal foi difícil, mas o estadual foi mais fácil. A gente faz aquilo que precisa ser feito, mas quando depende dos outros é mais complicado”, comentou.
Agrolegal
O Sebrae e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) firmaram uma parceria com o objetivo de estimular o desenvolvimento das agroindústrias familiares no Espírito Santo. O programa “Agrolegal” fornece oficinas e consultorias para os produtores selecionados por meio do edital da Secretaria. As consultorias auxiliam os agricultores na comunicação visual do produto, criação da logomarca, criação de uniformes, aventais, manual de boas práticas, identificação da frota, apoio na regularização em órgãos fiscalizadores, dentre outras orientações.
Negócios de família
Dentro do Empório Capixaba, a agroindústria familiar se destaca, como a produção da família de Maria Eduarda Dias Almeida, a bananada 100% natural, sem adição de açúcar e sem lactose, produzida em Matilde, município de Alfredo Chaves. A fábrica já existe há 25 anos e, há dois anos, entrou na sociedade Mateus Oliose, primo de Maria Eduarda.
“Agora estamos trocando os equipamentos para outros que consomem menos energia e investindo em marketing. Toda essa reestruturação foi nossa maior dificuldade”, contou.
É uma agroindústria conduzida em família, de fato. A esposa de Mateus trabalha na parte de eventos e na parte de marketing. Ele fica com a parte de logística e administração e Maria Eduarda auxilia nas vendas e na exposição em feiras.
Selo Origem Capixaba
Os produtos expostos no estande passaram por alguns critérios para a aprovação e seleção no selo “Origem Capixaba”. Os requisitos são a qualidade do produto, apresentação da marca e estar registrado em algum órgão fiscalizador. Polpas de frutas e bebidas alcoólicas e não alcoólicas precisam de registro no Ministério da Agricultura. Produtos de origem vegetal, por exemplo, precisam de aprovação da Vigilância Sanitária. Produtores de origem animal precisam de algum serviço de inspeção, seja ele municipal, estadual ou federal.
Os produtos continuam expostos no espaço Empório Capixaba da Feira do Empreendedor 2022 até domingo.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.