Por Thiago Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
O impulsionamento proporcionado pelos avanços tecnológicos e o alcance das mídias digitais possibilitam estudos mais detalhados, desde componentes químicos até o comportamento do consumidor, identificando a necessidade de cada um. E isso melhora a relação entre empreendedores e consumidores, fazendo com que as experiências positivas dos clientes se transformem em fidelidade.
É o que apontou a pesquisa realizada pela Open Text, citada pelo Portal Clientesa, que entrevistou 2 mil brasileiros e constatou que 73% deles dão preferência e se tornam clientes recorrentes de lojas com produtos ou atendimentos personalizados.
O escritor, publicitário e administrador Walter Longo aborda no livro “O Fim da Idade Média e o Início da Idade Mídia” que só agora a sociedade está saindo da idade média, já que até pouco tempo atrás tudo era avaliado e orientado pela média da população. Para a criação de um produto ou serviço, o resultado final era determinado pela média de um público-alvo – e, de acordo com Longo, “definir uma sociedade pela média é constituir um ambiente social para ninguém”.
“Até hoje tudo era avaliado e orientado pela média da população. Em qualquer área do comportamento humano, nossas decisões eram definidas pelo resultado médio daquele fato na população, e não individualmente, por cada um de nós. Éramos tratados como grupos ou massas, e nunca como pessoas.
Mas um novo mundo está surgindo. Estamos entrando na era da Idade Mídia. Daqui por diante, cada um de nós será um agente de mídia, formador de opinião e gerador de conhecimento compartilhado. Seremos reconhecidos pela potencialidade de nossa individualidade, por nossas características mais singulares.
Nessa forma de ser, cada indivíduo é um universo à parte, respeitado por aquilo que o faz distinto e instrumentalizado pelas ferramentas tecnológicas adequadas para ampliar sua presença e influência.”
Walter Longo no livro “O Fim da Idade Média e Início da Idade Mídia”
Um produto exclusivo para cada cabelo
A tecnologia é grande aceleradora desse caminho de consolidação do que Longo chama de Idade Mídia, permitindo a criação de produtos personalizados, fabricados de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Um exemplo é o Hair Concept, na Praia do Canto, em Vitória, espaço que faz a análise da formação capilar de cada pessoa e desenvolve na hora, em seu laboratório, produtos individualizados, específicos para aquele cliente.
Após a avaliação dos fios e do couro cabeludo, o laboratório manipula todos os produtos de forma customizada. Tem desde os tratamentos feitos no salão até xampu e condicionador para os cuidados diários em casa.
Há quatro anos no mercado capixaba, a marca possui nove lojas espalhadas em território brasileiro e internacional, sendo: Alagoas, Dubai, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Qatar, Santa Catarina e São Paulo. E as expectativas são de crescimento, tendo em vista que o público também está aumentando.
Em entrevista ao WhitepaperDocs, a coordenadora do Hair Concept de Vitória, Marina Cogo, explicou que, dentre tantas marcas de produtos capilares que existem no mercado, a diferença para o produto individualizado fica por conta da personalização ser feita totalmente direcionada para a necessidade daquela pessoa em específico.
“Todos os nossos clientes passam por uma análise capilar, e é através dessa análise que nós entendemos e descobrimos quais são as necessidades do couro cabeludo, bem como do fio do cabelo para, a partir daí, personalizar tudo de acordo com o perfil do cliente”
Os estudos permitem identificar as várias necessidades capilares. Um couro cabeludo oleoso, por exemplo, não significa um cabelo sedoso. É aí que o Hair Concept entra. Segundo Marina, é elaborado um xampu personalizado para o couro cabeludo daquela cliente e um segundo produto com a personalização adequada para os fios, junto com condicionador para finalizar a lavagem.
Além disso, há também produtos que tratam doenças, oleosidade, quedas e estimulam o crescimento.
A respeito das expectativas para o futuro, Marina informou que o público está expandindo e o espaço está crescendo. “São mulheres de todas as faixas de idade, além dos homens que também estão buscando atendimento, principalmente aqueles acometidos pela calvície”, relatou.
Além da calvície, a queda de cabelo derivada do estresse diário e do pós-covid são alguns fatores pelos quais as demandas de tratamentos individualizados estão crescentes. Quando se trata de autoestima, o assunto não envolve só beleza, mas também saúde mental e física.
Janaína Gurgel é consultora de imagem e estilo e pontuou que a parte facial é o pilar fundamental para a construção da imagem e autoestima da pessoa. “O cabelo é a moldura do rosto, portanto, um dos componentes deste processo”, afirmou.
Cliente assídua do Hair Concept, Rogelia Ferreira conheceu a marca pelas redes sociais. Aguardou ansiosa pela abertura em Vitória e foi uma das primeiras clientes do estabelecimento.
Em busca de um produto individualizado para proporcionar melhores condições de saúde capilar, contou que sempre teve problemas com queda de cabelo e que nunca encontrava o tratamento ideal: “Meu cabelo parou com a queda e hoje tem mais brilho, aspecto saudável e pontas cheias – o que antes não tinha”, ressaltou.
Atendimento personalizado também faz a diferença
O mercado capixaba está repleto de exemplos de sucesso desta modalidade. Um deles é o caso da gerente de loja do ramo de calçados Aline Rodrigues, que prioriza pelo diferencial do estabelecimento: o atendimento personalizado e o uso das redes sociais como aliadas. Ela relatou que grande parte do faturamento vem da incorporação das plataformas digitais ao trabalho diário.
Com o apoio da tecnologia, foi possível se reinventar e inovar em tempos de quarentena, com técnicas que perduram até os dias atuais. No caso de Aline, a rede em que trabalha, o Clube Melissa, aderiu à modalidade de transmissões ao vivo, bem como vendas on-line e delivery – tendência que era comum apenas no ramo alimentício.
Além disso, o contato individual com o cliente é realizado antes da visita à loja – ou do ato da compra virtual – com o objetivo de alertar que determinado produto está disponível. É uma forma de se mostrar à disposição do cliente, caso ele tenha interesse, e humanizar o contato. Aline contou que, passados alguns dias após a venda, é feito um novo contato com o consumidor para saber da adaptação, aprovação e ter um feedback da experiência com o produto.