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    Empreendedorismo

    Algoritmos preditivos reduzem perdas na produção agrícola e consolidam clientela de startups

    Por Redação WHPPR4 de novembro de 2022Leitura de 5 minutos
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    Por Nicolas Nunes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES.

    O mercado de produtos orgânicos vive um momento de expansão no Brasil, registrando um salto de 30% em 2020 e crescimento em 12% em 2021. Os dados são da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) e apontam para uma tendência do consumidor brasileiro, que busca alimentos mais saudáveis e com alto valor nutricional.

    E nessa expansão os pequenos produtores rurais contam com o valioso auxílio de startups que conectam o campo às empresas revendedoras ou ao consumidor final, permitindo previsibilidade de plantio e redução de perdas. Uma delas é a capixaba Agrai, recentemente adquirida pelo grupo carioca Orgânicos In Box, que aplica um modelo preditivo a partir de algoritmos para calcular a quantidade necessária a ser produzida, com base na demanda de frutas, verduras e legumes orgânicos.

    “O que mais acontece é o produtor plantar e depois ir vender. Mas é fundamental saber, antes da execução, a demanda de cada produto, para aí sim transformarmos essas informações técnicas em plantação no campo”, disse ao WhitepaperDocs José Scardua, cofundador e ex-CEO da Agrai.

    Apenas em 2020, mais de 350 toneladas de alimentos orgânicos foram entregues pela empresa, que passou a atuar em todos os estados da região Sudeste.

    A startup nasceu como Raiz Capixaba e fazia entrega de cestas orgânicas, até que os fundadores enxergaram uma oportunidade. José conta que ele e o sócio, Flávio Silvério, eram procurados por muitas empresas, mas que nenhuma tinha a organização das informações entre a demanda e a oferta dos produtos.

    José Scardua: inovação no mercado de orgânicos chamou atenção de grupo carioca para a startup capixaba

    “Aplicávamos a gestão de relacionamento, ou seja, garantíamos contato com os fornecedores e produtores rurais. Dessa forma, nossos clientes podiam focar no modelo de negócios, porque não precisavam dispender tempo administrando as relações comerciais. A Agrai conseguiu garantir a entrega de mais de 450 toneladas de frutas, verduras e legumes orgânicos, e contávamos com mais de 250 produtores e 138 clientes no portfólio nos últimos dois anos”, afirmou. 

    Após passar por uma rodada de investimentos em 2021, a Agrai captou R$ 1,2 milhão e foi avaliada em R$ 9,4 milhões.

    E a inovação gerada pela startup capixaba será implementada a nível nacional. Enxergando o crescimento da Agrai, com a qual mantinha um relacionamento comercial, a Orgânicos In Box efetuou a compra pretendendo expandir negócios e fortalecer operações, como afirma Filipe Aguiar, diretor financeiro da startup carioca.

    “A compra foi uma oportunidade de unir forças. Enxergo que, agora, podemos ganhar escala de operação e sinergia comercial”

    Filipe Aguiar, diretor financeiro da Orgânicos in Box.

    “Observamos como o José e o Flávio estruturaram a rede de produtores no Espírito Santo, em especial no polo de Santa Maria de Jetibá. Então a compra foi uma oportunidade de unir forças, de concretizarmos, juntos, grandes operações. Enxergo que, agora, podemos ganhar muita escala de operação e sinergia comercial”, explicou Filipe.

    A Orgânicos in Box é uma plataforma digital que conecta pequenos produtores rurais a consumidores urbanos. Criada em 2014 na cidade do Rio de Janeiro, a startup expandiu as operações para a Grande São Paulo em 2021.

    Orgânicos In Box conecta produtores a consumidores desde 2014 (Divulgação)

    “Oferecemos também assinaturas de produtos orgânicos, o que é uma forma de manter a geladeira abastecida e se alimentar bem. Esse modelo beneficia o produtor rural porque garante previsibilidade para a produção, o que permite que consigamos auxiliar no planejamento do plantio”, explicou Filipe.

    Ainda segundo o diretor financeiro, existem conversas em andamento com outros empreendimentos no setor de orgânicos, principalmente na região Sudeste: “Fizemos uma rodada de captação de recursos em 2021 e obtivemos R$ 2,5 milhões, e uma avaliação do valor da empresa em R$ 22 milhões”, afirmou.

    Após a concretização da operação de compra, a Agrai será completamente absorvida pela Orgânicos in Box, que pretende, futuramente, construir galpões e centros de distribuição no Espírito Santo, expandindo o modelo de negócios que possui no Rio de Janeiro e em São Paulo.

    O grupo Orgânicos In Box tem planos para expandir operação com galpões de distribuição no Espírito Santo (Divulgação)

    “Eu acredito nesse movimento de consolidação de mercado, então nós fazemos uma venda para que toda a cadeia tenha um resultado melhor do que teria se trabalhássemos separadamente. A venda existe para otimizar os resultados financeiros e operacionais”, afirma José Eduardo, ex-CEO da Agrai.

    A negociação da aquisição da startup capixaba foi intermediada pela V3 Capital, e, apesar de não haver informações precisas a respeito de uma possível fusão das duas marcas, a estrutura organizacional da Agrai já está sendo incorporada à Orgânicos in Box.

    Aumento do consumo de orgânicos no pós-pandemia é oportunidade para startups do setor alimentício

    No Brasil, existem 5.368 startups, sendo 497 categorizadas como Food Techs, as startups do setor alimentício. Cobi Cruz, diretor da Organis, afirma que o mercado de orgânicos quadruplicou as vendas entre 2003 e 2017, e cresceu 15% em 2019.

    “O aumento de 30% conquistado em 2020 aponta uma tendência na qual a alimentação saudável, a sustentabilidade e as relações de produção socialmente mais justas estão ganhando terreno no conjunto da sociedade”, enfatizou.

    Scardua afirma que o ponto de venda mudou com a chegada da Covid-19. “Antes da pandemia, as pessoas iam ao mercado e compravam orgânicos presencialmente. Com o isolamento social, o consumidor acabou mudando o canal de compra, migrando para o online ou delivery”, explicou. Essa mudança de comportamento e o acesso à tecnologia, que permite venda em escalas maiores, podem ter colaborado para a ampliação do consumo de orgânicos a partir de 2020.

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