O 1º Desafio InovaSerra de Inovação Aberta teve 36 propostas inscritas e as 10 equipes selecionadas serão divulgadas no próximo dia 10 de março. O programa foi criado para solucionar problemas na gestão pública da Prefeitura Municipal da Serra com o objetivo de estimular empreendedores, moradores, servidores, estudantes e empresas a desenvolverem soluções inovadoras para os desafios propostos, sejam elas novos produtos, processos ou serviços.
A maratona para transformação das ideias em soluções será no dia 18 de março, no Senac de Jacaraípe, com mentores e especialistas dando suporte aos times, que terão ainda as ferramentas necessárias disponibilizadas. Além da disputa pelos prêmios, os participantes têm a oportunidade de solucionar um desafio municipal, ter apoio para desenvolver sua ideia inovadora, adquirir novos conhecimentos e se conectar a outros empreendedores, podendo representar o início de uma startup de sucesso.
As equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar terão como prêmio um notebook para cada e ainda crédito para aquisição de soluções do Sebrae. O 1º Desafio InovaSerra de Inovação Aberta é realizado pela Findes e pelo polo de inovação tecnológica InovaSerra, com apoio de Ifes, Ases, Prefeitura da Serra, MCI, Sebrae, Senac e UVV.
Conheça os desafios:
DESAFIO 1: Separação apropriada do lixo para coleta seletiva
A Serra possui uma população de 536.765 habitantes (IBGE, 2021), com taxa de crescimento de 2% ao ano. Em 2021 foram coletadas e dispostas em aterro sanitário 143.668 toneladas de resíduos sólidos urbanos, o que dá em média 11,9 mil toneladas ao mês, ou 399 toneladas por dia. Esse serviço tem um alto custo para a gestão pública: entre coleta, transporte e aterro sanitário, foram gastos, em média, R$ 2,5 milhões por mês.
Separar os materiais recicláveis, que devem ser higienizados antes de serem descartados, diminui o gasto do poder público com lixo e fortalece a economia circular. O desafio será encontrar uma forma de estimular e engajar o morador a fazer a separação correta antes do descarte efetivo do lixo, podendo utilizar a criação de uma recompensa para o que o fizer corretamente.
DESAFIO 2: Espaço Empreendedor – Serra Virtual
Atualmente, o empreendedor necessita ir presencialmente ao Espaço Empreendedor da Prefeitura da Serra – Ciampe para receber atendimento específico para o microempreendedor individual (MEI). São realizados em média mil atendimentos por mês para serviços como formalização, atualização cadastral e baixa do CNPJ.
Com as novas funcionalidades e regras de negócio para atendimento ao MEI, desde março de 2022 passou a ser obrigatório que o empreendedor (ou futuro empreendedor) faça pelo smartphone a instalação do app Gov.Br e obtenha o selo prata ou ouro. Em 2023, será inaugurada a nova sala do Ciampe com a proposta de ampliar o atendimento para outros públicos e portes empresariais e prestar os serviços de forma mais ágil, utilizando ferramentas digitais para atendimento online.
A solução desejada é estruturar um ambiente virtual para o Ciampe e otimizar o atendimento aos (MEIs), para que tenham acesso à maioria dos serviços oferecidos online.