O Be Leader, projeto do Espírito Santo em Ação criado para fortalecer a atuação de institutos de formação de lideranças no Estado e estimular pessoas éticas, competentes e com visão de futuro a assumirem posições de liderança para a transformação positiva da sociedade capixaba, inaugura uma nova etapa com o lançamento do Programa Conectando Lideranças.
Após impulsionar a atuação de institutos de liderança em diferentes eixos de formação, mobilizar, identificar e capitanear mais líderes para participar dos 20 institutos parceiros, o Be Leader, lançado em 2021, agora irá também criar e desenvolver comunidades de líderes. A nova iniciativa irá selecionar e reunir participantes dos institutos parceiros em imersões com a proposta de debater um desafio real enfrentado pela sociedade capixaba.
“A ideia é identificar uma liderança de cada um desses institutos parceiros e fazer uma conexão entre eles para que possam trocar experiências e ideias, a partir dos programas de seus institutos de formação, e também, enquanto indivíduos, se conectar com outros tipos de lideranças. Queremos formar uma comunidade engajada e motivada para debater, compartilhar e solucionar problemas locais reais”, explica Gabriel Feitosa, diretor de Formação de Lideranças do ES em Ação.
A primeira imersão será de quatro dias, até domingo (30 de março a 2 de abril), no Sesc Domingos Martins, com o tema Licenciamento Ambiental. Foram selecionados 20 líderes de 15 instituições, que irão participar de debates com convidados especialistas do setor público e privado para conhecer e desenvolver propostas sobre o desafio, com a orientação de um professor da Fundação Dom Cabral.
O grupo é composto por 10 mulheres e 10 homens, representando lideranças diversas nos seus eixos de atuação e na sua composição individual.
“Tivemos a preocupação com a diversidade dos institutos. Temos parceiros com atuação na linha empresarial, mas também voltados para formação de lideranças públicas, professores e empreendedorismo social, por exemplo. São diferentes vertentes sendo representadas”, afirma Feitosa.
A programação conta com introdução à metodologia de resolução de problemas complexos e debates com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; o promotor do Ministério Público do Espírito Santo Marcelo Lemos; o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza; e o coordenador do Instituto Baleia Jubarte, Paulo Rodrigues.
A imersão terá também visita à Reserva Ambiental Águia Branca e benchmarking com Artur Lemos, chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul e ex-secretário de Meio Ambiente, que implantou um processo de simplificação de licenciamento ambiental no estado gaúcho.

Ao final da imersão, os líderes irão entregar uma proposta de política pública baseada nos principais aprendizados da jornada. “Mais que um celeiro de políticas públicas, o propósito é ter lideranças discutindo esses desafios sob a ótica da solução de problemas complexos”, ressalta Feitosa.
Após o evento, será criada a Comunidade Be Leader, para que o grupo siga em contato debatendo, compartilhando experiências e fazendo novas conexões.
“Nós, enquanto Espírito Santo em Ação, entendemos o impacto que terá na sociedade capixaba acelerar o processo de formação de lideranças e mentorá-las. O objetivo de longo prazo é termos uma liderança diversa e preparada para atuar em diferentes eixos”, afirma.
O programa Conectando Lideranças terá duas imersões anuais, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo, sempre com editais para seleção do tema que será tratado como desafio.