Por Ludmila Costa, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Informações de qualidade são fundamentais para embasar qualquer processo de tomada de decisão. E quando se fala em estratégias de negócios, uma das principais tendências é o uso da Inteligência de Dados, assunto do painel “Como utilizar a Inteligência de Dados para tomar melhores decisões”, neste primeiro dia do ESX, que está sendo realizado até domingo, na Praça do Papa, com entrada gratuita. As inscrições podem ser realizadas em esx.com.es.
O painel, no Espaço Rocket, foi composto pelos palestrantes Michel Vasconcelos, sócio fundador da Ecosocial; Rodrigo Missagia, fundador da Tegrus; e Bruno Marinho, COO na Tegrus, que ressaltaram que quando o processo de decisão é alimentado e baseado em dados, ocorre um aumento da capacidade de compreensão da realidade e, consequentemente, a chance de acerto.
O encontro ofereceu um ponto de vista a respeito do que é a inteligência de dados e meios de entender como ela auxilia na identificação de problemas para, posteriormente, buscar soluções. Proporcionando planejamento nas decisões de negócios, a ferramenta atua com olhar analítico, visão de negócio, metodologias e olhar humano subjetivo.
“No mundo com essa complexidade que a gente vive hoje, é difícil você imaginar a tomada de decisão que não seja baseada em dados. A gente tem que lembrar de uma coisa: tecnologia e ferramentas são meios, o importante é um modelo mental que se cria para explorar as oportunidades de dados que a gente tem.”
Michel Vasconcelos, sócio-fundador da EcosocialO que antes eram apenas dados em planilhas, agora traz novas ferramentas de análises, transpassa dimensões do simbólico, saindo do senso comum, onde o fato não é somente o que todos veem, mas também o imaginário individual de cada um.
A inteligência atua no ecossistema trazendo inovação no formato de aquisição de dados, sabendo as perguntas-chave para o negócio, a coleta de dados de fontes adequadas e tendo a sensibilidade para avaliar técnicas e potencializar conhecimentos.
“É importante tornar os dados disponíveis na tomada de decisões e saber exatamente o que eu quero responder. Se você parte da pergunta errada, não adianta ter as melhores técnicas e bancos de dados, porque não vão te levar a lugar nenhum”, ressaltou Michel.
Bruno Marinho destacou que a velocidade na tomada de decisões no universo da inovação pode ser o fator que definirá se a empresa estará viva daqui a um ano ou não.
“É importante pensar na arquitetura de tomada de decisão partindo da fonte dos dados, da tratativa desses dados de forma correta, a inter-relação deles e ter pessoas que saibam fazer as perguntas corretas, para que você não olhe para 50 coisas, e sim para três ou cinco coisas que de fato tragam as respostas.”
Bruno Marinho, COO na TegrusO ESX
O ESX 2023 é uma realização do Sebrae/ES, com correalização do governo do Estado, apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e patrocínios de Vale; Petrobras e governo federal; Findeslab; Banco do Nordeste; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.
SERVIÇO
ESX 2023 – Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: sábado (3 de junho), das 9h às 21h; e domingo (4 de junho), das 9h às 20h.
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es