Por Thiago Borges
Com um novo ciclo de desenvolvimento, o Espírito Santo passa por uma transformação intensa baseada na inovação e na tecnologia. No entanto, os atores desse ecossistema enfrentam inúmeros desafios para se inserir nessa nova economia, e um deles é alcançar o público para falar sobre as iniciativas que surgem diariamente e impactam a forma como a sociedade se organiza, consome, aprende, pensa e se conecta.
Desde o início de sua existência, o WhitepaperDocs observou uma necessidade: é preciso formar e disponibilizar ao ecossistema da transformação o acesso a um novo profissional de comunicação. Por isso, inovou em seu próprio modelo de atuação por meio de uma nova iniciativa – as Oficinas de Jornalismo Contemporâneo, um projeto de formação e treinamento de profissionais de Jornalismo prontos para atuar e liderar neste novo ciclo de desenvolvimento capixaba.
O projeto chega à sua terceira edição, realizada em parceria com o Sebrae/ES. Quatro estudantes de jornalismo foram selecionados para uma oportunidade de imersão intensiva no ecossistema de inovação capixaba e a estreia do ESX – Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de inovação do Estado, realizado de 2 a 4 de junho, em Vitória, marcou o início das atividades.

Américo Soares, Karol Costa, Laura Gomes e Ludmila Costa deram voz aos atores, contaram histórias, apresentaram para a sociedade a transformação intensa pela qual passamos e criaram conexões para que as pessoas inseridas nesse ecossistema possam conversar e potencializar o impacto de suas iniciativas.
A oficina realizou a cobertura completa do ESX 2023, com a produção de 30 conteúdos para os três dias de evento, uma média de 10 reportagens por dia, dando destaque a iniciativas, novos negócios, ações de colaboração e diversidade, além de entrevistas.
“Fazer a cobertura de um evento sobre inovação entendendo o que os entrevistados estavam falando e sabendo fazer perguntas qualificadas sobre um tema tão desafiador foi uma experiência transformadora para os participantes. O contato com esse universo será aprofundado nas próximas etapas da Oficina e, ao final do processo, o ecossistema de inovação capixaba terá quatro novos profissionais de Jornalismo preparados para falar sobre um assunto que se transforma a cada dia”, afirmou Joanna Ferrari, editora-chefe do WhitepaperDocs.
Para uma formação completa, os quatro estudantes de Jornalismo receberão treinamentos, participarão de palestras e conversas e se aprofundarão nos quatro temas-chave da transformação – inovação, colaboração, diversidade e empreendedorismo – durante um período de três meses, com mentoria permanente durante todo o projeto.
Confira o que os participantes da oficina dizem:

“Realizar a cobertura do ESX foi, acima de tudo, uma experiência profissional e educativa, pois eu aprendi na mesma proporção que trabalhei. Eu tive a oportunidade de entrevistar autoridades, apurar e produzir pautas importantes, além de fazer contatos e amigos. Ao cobrir o evento, eu tive contato com temas e projetos que não fazia ideia da existência, e conhecer esses projetos para divulgar foi um desafio muito recompensador para mim. Eu entrei de cabeça no evento e na cobertura, assim, eu consegui extrair o máximo da experiência. Para os próximos meses, eu espero muita coisa boa, muita produção jornalística e aprendizado. Eu espero concluir a oficina sendo um profissional melhor do que era quando entrei.”
Américo Soares, graduando do 7º período de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
“Cobrir um evento de grandes dimensões como o ESX é muito estimulante. São muitas informações para trabalhar, muitas experiências para serem vividas e atuar no Jornalismo em eventos assim mostra o quão importante é o trabalho da imprensa para dar luz a boas iniciativas. A experiência foi enriquecedora. Pude voltar a escrever textos, conheci outros estudantes de Jornalismo e outros profissionais da comunicação que, de alguma forma, contribuíram para minha jornada profissional.

A inovação é um assunto amplo que pode ser desdobrado em diversos temas e esse leque de possibilidades me motivou a escrever de outras maneiras e ter um novo olhar sobre esse assunto que é tão importante para a sociedade atualmente. Espero aprender mais e aprimorar os meus conhecimentos, colocando em prática o que aprendi nos primeiros anos de faculdade.”
Karol Costa, aluna do 5º período de Jornalismo da Faesa.

“A oportunidade de participar da oficina chegou na hora certa. Estou me sentindo realizada em participar de um evento como o ESX, atuando como repórter. Foram três dias incríveis que só aumentaram as minhas expectativas para os próximos desafios.”
Laura Gomes, estudante do 7º período de Jornalismo da Faesa.

“A palavra certa é incrível! Foi um crescimento profissional muito bom para mim. Apesar de já trabalhar com inovação, escrever sobre o assunto e estar imersa nele durante três dias só agregou para minha graduação e evolução individual. As palestras e os temas me motivaram a querer aprender cada vez mais. Espero adquirir ainda mais conhecimento durante a oficina além da experiência do ESX.”
Ludmila Costa, estudante do 6º período de jornalismo da Ufes.
Oficinas de Jornalismo Contemporâneo
O WhitepaperDocs foi criado para ser o veículo do ecossistema de inovação capixaba. Um centro de informações sobre temas relacionados a inovação, colaboração, diversidade e cultura empreendedora. Com um olhar que se desloca para frente, nesse momento de intensa transformação que vivemos, a plataforma é, desde 2019, uma fonte de debates e orientação para guiar o público, ajudar as pessoas a entender o que está acontecendo e ditar a narrativa desse momento, fazendo uma relação com o ecossistema de inovação local, do Espírito Santo, e mundial.
Em duas edições já concluídas, as oficinas impactaram a formação de oito estudantes universitários de Jornalismo com palestras, treinamentos, mentoria, produção de conteúdo e a cobertura jornalística de dois grandes eventos: ESX 2021 e Feira do Empreendedor 2022.
“A oficina teve um impacto muito positivo na minha vida, me fez enxergar como sempre temos que ganhar novos olhares como jornalistas e profissionais da Comunicação. Isso me fez expandir minha visão e me abrir para novas experiências. Após a Oficina do WhitepaperDocs, participei de uma outra imersão, em São Paulo, e me apliquei para um curso de Marketing e Comunicação junto de um intercâmbio. Hoje estou na Austrália. A experiência na Oficina de Jornalismo do WhitepaperDocs impactou tão positivamente a minha vida e vai impactar positivamente muitas outras pessoas. Vi como que um jornalista que tem uma visão de Marketing, de dados, cria uma atuação muito mais poderosa.”
Nicolas Nunes, participante da Oficina de Jornalismo Contemporâneo WhitepaperDocs 2022.