Por Américo Soares, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES
A Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) e a organização Anjos do Brasil lançaram uma parceria com o objetivo de atrair investimentos para as empresas capixabas de tecnologia. O acordo prevê a criação de um núcleo regional da Anjos do Brasil no Espírito Santo, que será representado pelos diretores da Act!on e, utilizando o aporte smart money, irá disponibilizar treinamento para investidores e mentores.
O objetivo da Act!on é aproximar empresas produtoras e usuárias de tecnologia, academias, startups e instituições de fomento à inovação, com o propósito de fortalecer negócios de base tecnológica por meio de conexões e, assim, promover o desenvolvimento do ecossistema inovador para fortalecer as empresas associadas e contribuir para o crescimento econômico e social do Estado com a ajuda da Anjos do Brasil.
“Nossa meta é trazer investimentos para as empresas capixabas de tecnologia. Sem dúvidas, o Estado está atraindo o radar de investidores nacionais e internacionais”, explica Niase Borjaile, diretor-presidente da Act!on.
O diretor da Act!on Daniel Arrais destaca a solução apresentada pela parceria: “A parceria atendeu o que faltava: o braço financeiro do ecossistema de inovação do Estado. A Anjos do Brasil vem para contribuir com a solução dessa demanda”, explicou.
Algumas das iniciativas já estão em total funcionamento, outras ainda estão em fase de projeção, como em 2024, quando o Congresso Anjos do Brasil será realizado no Espírito Santo. O evento é uma das maiores vitrines para startups poderem ter acesso aos investidores.
“É um grande evento para as startups, assim como para os investidores se conhecerem e trocarem experiências. Em 2024 também teremos o nosso encontro estadual de investidores anjos”, completa Arrais.
Sendo uma organização sem fins lucrativos, a Anjos do Brasil busca movimentar o cenário do empreendedorismo e da inovação no País, através da conexão de empreendedores e inovadores anjo. Os investidores conhecidos como “anjos” são pessoas físicas com vivência financeira que disponibilizam capital inicial para startups. Assim, a organização liga esses dois grupos e promove interações que os aproximam.
Smart money
O “smart money” refere-se a investidores que não apenas oferecem recursos financeiros, mas também trazem consigo conhecimentos, experiência, contatos e outros recursos estratégicos que podem agregar valor à startup ou empresa em que investem.
Ao receber um investimento de “smart money”, a empresa beneficiária não apenas obtém o financiamento necessário, mas também pode se beneficiar do suporte dos investidores. Esses investidores geralmente possuem experiência no setor, redes de contatos relevantes e conhecimento sobre as melhores práticas de negócios. Eles podem desempenhar um papel ativo no aconselhamento estratégico, orientação gerencial e até mesmo na abertura de portas para oportunidades de negócios, parcerias ou clientes.