Por Thiago Borges

Diante de todos os desafios que as mulheres enfrentam para empreender no Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) se coloca como um importante ator no fomento ao desenvolvimento desses negócios e ao incentivo à liderança feminina. O EmpoderaDONAS é um marco no cenário do empreendedorismo feminino que promoveu, ao longo desta terça-feira, 21 de novembro, mais de 8 horas de mentorias gratuitas no Centro de Convenções de Vitória.
Mais de 250 mulheres receberam orientações individuais e coletivas sobre como iniciar no ramo empreendedor, desenvolvimento de atividades, marketing digital ou gestão financeira, em dúvidas que foram esclarecidas por especialistas.
De acordo com Fabiane Caliman, analista de Marketing do Sebrae/ES e gestora responsável pelo Espaço Mentorias no EmpoderaDONAS, o local ofereceu consultorias com o objetivo de inspirar mulheres que estão em busca de avançar suas carreiras ou expandir seus negócios.

“Nós estamos realizando o espaço de mentorias individuais para proporcionar oportunidade para que as empreendedoras ou futuras empreendedoras busquem informações, se capacitem, esclareçam suas dúvidas tanto para gerenciar suas empresas quanto para montar seus negócios. Tivemos uma procura muito superior ao que foi previsto e conseguimos realizar os atendimentos demandados”
Fabiane Caliman, analista de Marketing do Sebrae/ES e responsável pelo espaço de mentorias.Segundo Fabiane, a estimativa inicial era de 40 atendimentos individuais. Mas a demanda pelo espaço foi tão grande que as expectativas subiram para mais de 60 mulheres atendidas no local até o final do evento, com alta procura pelas orientações sobre fortalecimento das atitudes empreendedoras e como colocar as finanças da empresa em ordem. Já no espaço coletivo, cerca de 200 mulheres participaram das mentorias com os temas “Influencie com sucesso” e “Simplifique e venda mais”.
Enquanto aguardava ansiosa pela mentoria sobre “Como se desenvolver no marketing digital”, a proprietária da Luft Confeitaria Artesanal, Adriana Luft, contou que deseja melhorar as estratégias de marketing, divulgação e apresentação dos produtos nas plataformas digitais. Após a mentoria, a empreendedora relatou que a conversa foi produtiva e serviu para abrir o olhar para outras áreas do próprio negócio.
A confeiteira e empreendedora disse ainda que estava animada para participar das oficinas do Espaço AvançaDONAS, para aprimorar as técnicas de criação de conteúdos para as redes sociais. Clique aqui e confira como foi a programação do espaço.
Animada com as orientações que recebeu, a proprietária da DCastro Joias, Karen Carneiro, participou da mentoria sobre marketing e ressaltou que as dicas que recebeu vão muito além do esperado e vão promover o crescimento da marca no próximo ano.
“Eu amei a mentoria! Eu me inscrevi para uma mentoria de marketing, mas acabou que ela me deu dica de marca, financeiro, pessoal. Eu vou tirar muita coisa daqui, já anotei tudo. Chegando em casa, eu quero já colocar como plano de ação para 2024 a gente crescer bastante com todas essas dicas que elas deram para a gente”, detalhou Karen.
Confira a programação completa realizada no Espaço Mentorias:
Mentorias individuais
Temas:
- Fortaleça suas atitudes empreendedoras;
- Como desenvolver seu marketing digital para aumentar as vendas;
- Prepare-se para abrir seu pequeno negócio;
- Aprenda a colocar as finanças da empresa em ordem.
Mentorias coletivas
Temas:
13h30 – Influencie com sucesso – Carolina Figueiredo
15h – Simplifique e Venda Mais – Tainá Valadão
16h – Influencie com sucesso – Carolina Figueiredo
17h30 – Simplifique e Venda Mais – Tainá Valadão