Por Thiago Borges
Startups nas fases de operação ou tração já podem se inscrever para participar como expositoras na programação do Espírito Santo Innovation Experience 2024 (ESX). A participação é gratuita e tem o objetivo de fortalecer as conexões e aumentar a visibilidade das empresas, além da oportunidade de participar dos Playoffs do Programa Startup Investments, e concorrer a investimentos no negócio. As inscrições seguem até o dia 14 de abril, confira o edital.
O maior evento de inovação do Estado, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fapes e do governo do Estado do Espírito Santo, será entre os dias 14 e 16 de junho e vai reunir até 300 empresas de base tecnológica de todo o Brasil e do exterior.
O gerente da Unidade de Inovação e Mercado do Sebrae/ES, Samuel Graciolli, explicou que, para participar, as empresas que desenvolvem modelos de negócios inovadores precisam estar na fase de operação ou tração, sendo “o momento de operação, quando o negócio já tem um mínimo produto viável no mercado, buscando expandir as operações e conquistar mais clientes. E na fase de tração, a startup está madura e em pleno crescimento de suas atividades”, contou Samuel.
Além das informações básicas no momento de inscrição sobre o empreendimento e seus integrantes, é necessário enviar um vídeo de três minutos e pitchdeck, que é um panorama geral do negócio, para que os investidores possam compreender o potencial daquela solução.
O resultado das 300 startups selecionadas para serem expositoras será anunciado até o dia 7 de maio. O regulamento prevê, como critério de desempate, a data de inscrição. Entre os empreendimentos, os 20 com maior pontuação serão escolhidos para participar dos Playoffs do Programa Startup Investments, com o objetivo de concorrer a uma chance única de investimento em seu negócio.
ESX 2024 terá o triplo de expositores
A edição deste ano será a maior até agora, com expectativa de 30 mil participantes, entre expositores e público em geral. Realizado na Praça do Papa, o evento terá cinco espaços de conteúdo este ano, dois a mais que em 2023. O número de startups expositoras será o triplo do ano passado, e o Espaço Talentos do Amanhã, que desperta o empreendedorismo e a inovação nas crianças, será maior.
Com informações da Agência Sebrae de Notícias