Por Bruno Caetano, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab
Consolidado como o maior evento de inovação do Espírito Santo e referência de conexões em todo o País, o Espírito Santo Innovation Experience — ESX 2024 foi aberto oficialmente na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, com a participação de autoridades e representantes empresariais que apresentaram ações e discutiram sobre o potencial do ecossistema capixaba. O evento é gratuito e segue até domingo, dia 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória, e deve reunir mais de 30 mil pessoas para uma imersão em inovação. Inscreva-se em: esx.com.es.
O ESX 2024 é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Espírito Santo. A 4ª edição do evento é a maior entre todas e conta com 280 startups capixabas e de diversas regiões do País expondo iniciativas, mais de 130 palestrantes e quase 100 horas de programação, que envolve palestras, oficinas, painéis, workshops, trilhas, games, entre outras atividades.

Autoridades presentes
Presente na cerimônia de abertura do ESX 2024, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou a importância de criar, para a sociedade, espaços que incentivem o desenvolvimento de inovação e o surgimento de novas ideias. Para ele, a evolução do evento demonstra o envolvimento da população e o crescimento do mercado do ecossistema criado.

“O ESX é um marco por representar o resultado de um grande esforço em conectar iniciativas e criar oportunidades de inovar”
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.O diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha, destacou que a inovação é para todos ao contar que, desde a idealização da primeira edição, a ideia era tornar o ESX um evento consolidado no ecossistema capixaba. “Se você busca novas oportunidades para inovar, abrir uma startup ou descobrir como acelerar seu negócio, o ESX é para você”, expôs Pedrinha.

Apresentando as ações e apoio do governo do Estado, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, contou que o governo participa ativamente na promoção e no financiamento de ideias inovadoras, por meio do Fundo Soberano e de programas próprios de aceleração de startups.
“Trazemos ao evento resultados de investimentos em infraestrutura modernizada, iniciativas como o HUB ES+ e o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Cpid) que está entre os mais avançados do Brasil”, detalhou o Bruno Lamas.

O secretário também contou que o governo do ES definiu como prioridades estratégicas os setores da educação, sustentabilidade e inovação, além do objetivo de colocar o Estado entre os cinco mais inovadores e com mais transformações digitais do País. Atualmente, dos mais de 300 serviços prestados pela Secti, 91 estão disponíveis digitalmente e a meta é digitalizar todos, para facilitar a vida dos cidadãos.
Presente no ESX 2024, o deputado federal Helder Salomão conversou com o WhitePaper Docs e destacou a importância da participação política e a promoção de eventos para impulsionar o ambiente de inovação capixaba e o fortalecimento de pequenos negócios. O deputado observou que esforços em conjunto, como o ESX, incentivam a criação de políticas públicas eficazes para a inovação. O mesmo atestou Luciano Forrechi, secretário de Desenvolvimento e Inovação de Vitória, que falou sobre troca de experiências, atualização de políticas públicas adequadas e o incentivo ao empreendedorismo.
Ao se integrar a um ecossistema de inovação, isto impulsiona o avanço tecnológico e também contribui para a criação de um ambiente colaborativo que estimula a criatividade e o empreendedorismo. Para o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão, são estas oportunidades que fazem o processo de inovação crescer. A instituição promove iniciativas de fomento à inovação e está lançando um novo edital.

“Em breve vamos lançar o principal edital de fomento para empresas que querem inovar: vem aí a terceira edição do Tecnova. Captamos, com recursos federais, R$ 12 milhões e estamos complementando mais R$ 5 milhões na parceria Estado e governo federal para atender empresas que queiram desenvolver e acelerar novos produtos e processos”.
Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes)“O momento é crucial para a inovação capixaba”, afirmou o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira. Ele destacou a forma como o ESX 2024 reúne as melhores ideias, iniciativas e projetos do Espírito Santo, revelando a capacidade de investimento e a organização do Estado.
Fomento à inovação
A adesão da iniciativa privada ao ESX tem fortalecido as relações entre empresas, startups, instituições acadêmicas e governo. O movimento intensifica o desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis, essenciais em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Os principais patrocinadores do evento marcaram presença na cerimônia de abertura do ESX 2024.
A gerente-geral da Unidade de Negócios da Petrobras no Espírito Santo, Eduarda Lacerda, conta que a expectativa é que o público sinta cada vez mais vontade de inovar. Para ela, o conhecimento que o evento fornece impulsiona diferenciais para transformar o mundo.

“Queremos conversar com a sociedade sobre as nossas iniciativas, sobre transição energética justa e como estamos reduzindo nossas emissões para alinhar a temática sustentável.”
Eduarda Lacerda, gerente-geral da Unidade de Negócios da Petrobras no Espírito Santo.Tarcisio Luiz Dalvi, superintendente regional da Caixa no Espírito Santo, destacou o momento único da instituição e os projetos inovadores que a Caixa tem promovido. “Em abril, lançamos o primeiro projeto fruto do ESX que foi a inclusão de mulheres empreendedoras. Um projeto inédito no Brasil, onde a Caixa incentivou startups de mulheres”, concluiu.

“Educar para o trabalho de forma inovadora e inclusiva é a missão do Senac”, foi o que destacou o diretor regional do Senac Espírito Santo, George Zimmer. Ele reafirmou o compromisso da instituição com a educação profissional. A expectativa é mostrar como projetos voltados para comunidades indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e outros públicos promovem a inclusão e o acesso à educação.

Representando a Vale, o diretor de pelotização Rodrigo Ruggiero destacou o compromisso da empresa com a inovação sustentável. Ele compartilhou expectativas e afirmou que a empresa tem investido em centros tecnológicos voltados à mineração sustentável e vê o evento como uma grande oportunidade para parcerias. “É um evento espetacular, muito reconhecido nacionalmente, onde a gente pode ver os empreendedores, as inovações e as ideias surgindo”, relatou.

Primeiro evento carbono neutro do Sebrae/ES
O ESX 2024 espelha a jornada do Sebrae/ES no aprimoramento dos eixos ESG. No âmbito ambiental, será o primeiro evento carbono neutro da entidade, com emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) quantificadas e compensadas por créditos de carbono do Grupo Marca, que emitirá certificados de rastreabilidade.
ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG é um conjunto de práticas em que mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.
O diretor de energia renovável do grupo Marca Ambiental, Diogo Ribeiro, esteve presente no ESX e destacou o compromisso da empresa em promover a compensação de carbono no evento, fazendo dele um evento de “regime zero carbono” e com gestão de resíduos, valorização da reciclagem e ações de conscientização ambiental.
Já no aspecto Social, o evento contará com uma sala multissensorial e tradução em libras em todas as palestras, a fim de garantir acessibilidade aos participantes. Quanto à Governança, a realização do evento é transparente e oferece canais diretos à Ouvidoria, além de contar com embaixadores para apoiar o Comitê de Sustentabilidade da entidade.
SERVIÇO
ESX 2024 — Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: sexta e sábado (14 e 15), das 9h às 21h, e domingo (16), das 9h às 20h
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es