Por Thálita Sampaio, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES, MCI e FindesLab
A dificuldade das empresas em adotar a diversidade e a falta de mulheres em cargos de lideranças foi tema de palestra no Espírito Santo Innovation Experience – ESX 2024, nesta sexta-feira, 14 de junho. O debate reforçou que inclusão e diversidade nas organizações aumentam as chances de sobrevivência dos negócios e também a lucratividade. O evento é gratuito e acontece até domingo, dia 16 de junho, na Praça do Papa, com uma programação que vai abordar a inovação na prática e novas tecnologias. Inscreva-se em: esx.com.es.
Com realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), o ESX 2024 também conta com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Espírito Santo.
Em 2023, as mulheres ocupavam somente 38% dos cargos de lideranças no Brasil, segundo pesquisa realizada pela FIA Business School apresentada durante a palestra “A diversidade como catalisadora da Inovação”, da fundadora e CEO da She’sTech, Ciranda de Morais, no Palco Rocket.
De acordo com Ciranda, um dos motivos que a levou a empreender na área da tecnologia foi a falta de diversidade e ambientes tóxicos nos locais de trabalho:
“A empresa precisa ver a diversidade como uma estratégia. É uma estratégia de inovação colocar pessoas com conhecimentos diferentes e com recursos diferentes”
Ciranda de Morais, fundadora e CEO da She’sTech.Panorama sobre inclusão de mulheres em cargos de liderança no ES
No Espírito Santo, o quadro não difere muito. O WhitepaperDocs publicou um levantamento apontando que as mulheres correspondem a mais da metade dos habitantes do Estado (51,2% da população), mas ainda são minoria – ou maioria minorizada – no mercado de trabalho. De acordo com estudo da Serasa Experian, quando se fala em cargos de tomada de decisão, apenas 43% das empresas capixabas são lideradas por mulheres (2022).
Quando comparado com os anos anteriores, é possível perceber uma instabilidade desse cenário: segundo o Observatório MulherES, do Instituto Jones dos Santos Neves, 2018 foi o ano em que houve a maior presença feminina em cargos de liderança no Estado, contabilizando 1.114 mulheres. Já em 2021, esse número diminuiu para 888, o que representa 42% do total de lideranças.
Luciene do Carmo, sócia da Webba, que também foi palestrante, reforça a importância de incentivar e oportunizar que cada vez mais mulheres ocupem posições de liderança, favorecendo a implementação de processos inovadores.
“Quando a gente tem diferentes visões do mundo, é possível inovar de verdade. Inovação é melhorar processos já existentes ou criar soluções novas para o mercado”, declarou Luciene do Carmo, sócia da Webba.
“Hoje uma empresa que não pensa em inovação está deixando de construir o futuro”
Luciene do Carmo, Sócia da Webba.A necessidade de ampliar essa visão de mundo impacta além das discussões internas e chegam ao âmbito pessoal. Um exemplo disso é Célia Vicente, analista do Sebrae/ES, que estava na plateia da palestra.
“Essa palestra sobre diversidade me tocou muito, porque eu sou da área de tecnologias e vi mulheres falando de abrir espaço para mulheres com tecnologia e ter essa sensibilidade”, disse.
Célia Vicente ainda completou: “Esse evento é realmente um chacoalhão na vida da gente! Tanto na vida pessoal e profissional, como na vida de um modo geral”.
She’sTech
Surgiu em 2016 e é um movimento que visa fortalecer a presença das mulheres na tecnologia. Como resultado, já impactou mais de 1,8 milhão de pessoas através de campanhas, palestras, eventos e manifesto. Conheça mais pelo instagram @shes_tech.
Webba
A iniciativa busca desenvolver tecnologia que resolve problemas reais, acreditando que cada negócio é único e merece uma solução sob medida. Conheça mais da iniciativa pelo instagram @webbadesenvolvimento
SERVIÇO
ESX 2024 – Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: sábado (15 de junho), das 9h às 21h; e domingo (16 de junho), das 9h às 20h.
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es