Por Thálita Sampaio, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES, MCI e FindesLab
O ecossistema de inovação é composto por diferentes atores, com diferentes funções e alcances. Neste cenário, o ESX 2024 promoveu, nesta sexta-feira (14), o debate sobre a importância da relação entre academias e instituições de ensino com as indústrias, e os benefícios que essa aproximação pode gerar como oportunidades e desenvolvimento de soluções inovadoras. O evento segue com programação gratuita até domingo, 16 de junho, com inscrições em: esx.com.es.
O Espírito Santo Innovation Experience – ESX 2024 é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e governo do Estado do Espírito Santo, e apresentou cases de sucesso entre as necessidades da indústria com a capacidade de pesquisas das universidades.
Como é o caso do projeto Supressor Sustentável, desenvolvido pela Vale com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A iniciativa funciona como um produto de controle ambiental, utilizado pela empresa, onde o plástico passa por um processo de reciclagem química e é transformado em resina. Esse material forma uma película protetora ao ser aplicada nas pilhas de minério de ferro e carvão, evitando a emissão de poeira.
A ação foi apresentada na palestra promovida pela Vale, uma das patrocinadoras do ESX 2024, sobre “Como Universidades e Indústrias podem trabalhar juntas para inovar?”, realizada na Arena do Conhecimento. O evento trouxe para o debate a realização de inovações sociais por meio da parceria acadêmica-industrial.
De acordo com a especialista de negócios de inovação da Vale, Juliana Santos, a indústria busca se aproximar dos centros de desenvolvimentos e manter uma rotina de conversas ativas com as universidades.
“Sempre temos conversas que trazem questões e oportunidades para o ecossistema da academia. Avaliamos qual delas melhor poderia nos ajudar e fomentamos. Se fizermos juntos, fazemos melhor e mais rápido”, contou Santos.
O ESX é o local ideal para aproximar e realizar a conexão entre as ideias e o potencial de desenvolvimento acadêmicos dos investidores das indústrias. Dentro desse ecossistema, essas instituições de ensino possuem um papel central: a de formar talentos qualificados para atuar na construção de soluções tecnológicas e de grande impacto.
O assunto também foi debatido no Palco Rocket, com a palestra “Conexões Inovadoras: Academia e setor produtivo”. Segundo a vice-coordenadora do Centro de Inovação da Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), Luciana Hashiba, um dos maiores desafios para que essa ligação aconteça de forma fluída é a falta de proximidade entre os dois atores. Além disso, é necessário que ocorra uma construção no imaginário social da importância dessas pesquisas.
“Depois do ensino, tem a parte de pesquisa, que é trazer essa mentalidade de empreendedor e também fomentar para que os pesquisadores entendam para que eles estão pesquisando”, explicou Luciana.
Essa construção de empreendedorismo tem sido cada vez mais desenvolvida no Brasil inteiro por meio de parcerias e eventos como o ESX. A analista de negócios, inovação e tecnologia do Sebrae do Rio Grande do Norte, Jessica Sena, contou que trabalha diretamente com projetos de inovação relacionados a startups e que ações como missões empresariais e apoio financeiro são realizadas em sua região, visando o fomento da inovação.
E para quem deseja ser visto e ter apoio para realização de seus projetos no mundo tecnológico, ela deixa a dica: “Faça parte do ecossistema. E o que é esse ecossistema? É o que reúne todos os atores que vão olhar para o desenvolvimento da inovação”, expôs Sena.
SERVIÇO
ESX 2024 – Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: sábado (15 de junho), das 9h às 21h; e domingo (16 de junho), das 9h às 20h.
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es