Por Bruno Caetano, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab
Na era da Inovabilidade, onde inovação e sustentabilidade se fundem, empresas e indivíduos se perguntam como superar os medos e dúvidas de investir que cercam a transformação sustentável. No segundo dia de ESX 2024, neste sábado (15), no palco da Arena do Conhecimento, a jornalista e especialista em ESG Giuliana Morrone mostrou como a inovação e a sustentabilidade ambiental estão moldando o futuro das organizações.
O evento está sendo realizado até domingo (16), na Praça do Papa, em Vitória, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo. A entrada é gratuita, com inscrições no site esx.com.es.
Entre incertezas sobre o impacto da automação e a viabilidade econômica das práticas sustentáveis, surge um movimento poderoso que redefine o sucesso empresarial e promove um futuro equilibrado para todos. Esse movimento é a inovabilidade, um conceito que associa inovação e sustentabilidade na geração de produtos e serviços de uma empresa.

“Práticas sustentáveis e inovadoras são uma forma eficaz de superar os desafios econômicos e criar um futuro mais resiliente.”
Jornalista e Especialista ESG, Giuliana MorroneEntre os temas discutidos, a jornalista abordou a complexidade da logística na implementação de soluções sustentáveis e como a inovação pode ser simplificada por meio de aspectos aparentemente triviais, mas fundamentais, como a flexibilidade e a capacidade de adaptação das empresas aos desafios ambientais.
Em entrevista concedida ao WhitepaperDocs, Giuliana Morrone compartilhou suas visões e perspectivas para o futuro da sustentabilidade e inovação.
“O mundo não é mais aquele que conhecíamos. As mudanças são rápidas e abrangentes, exigindo respostas sustentáveis e inovadoras. Tenho esperança na capacidade da humanidade de promover mudanças positivas. Acredito que, com consciência e comprometimento, podemos moldar um futuro melhor para todos”, afirmou.
A jornalista destacou ainda a importância das empresas incorporarem a sustentabilidade em sua essência. “A sustentabilidade não é mais uma opção, é uma necessidade. Clientes e stakeholders estão cada vez mais conscientes e exigentes quanto às práticas das empresas”, completou.
Microempreendedores em busca de novas estratégias e representantes de grandes empresas de diversos setores apoiam a inovação e a sustentabilidade no ambiente empresarial. A analista de inovação do Sebrae/ES Mariane Péssimo destacou que foi inspirador observar, durante a palestra, como as empresas, grandes e pequenas, podem transformar os modelos de negócio por meio da sustentabilidade.
“Eu gostei muito do tema abordado e da didática da Giuliana. Ela falou de maneira clara e cativante. A sustentabilidade é um desafio, mas é um desafio interessante. Hoje em dia, é difícil criar um ambiente em que todos sejam sustentáveis, mas acredito que isso seja muito relevante”, afirmou.
SERVIÇO
ESX 2024 — Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: sábado (15), das 9h às 21h, e domingo (16), das 9h às 20h
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es