Por Thálita Sampaio, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
No contexto diário dos centros de atendimento à saúde, a agilidade é uma característica indispensável. Em resposta a essa e outras demandas do mercado, startups estão buscando formas de facilitar e suprir esta necessidade com o uso de Inteligência Artificial. Iniciativas com o objetivo de melhorar serviços como procedimentos de diagnósticos e prescrições médicas foram apresentadas no ESX 2024 neste sábado (15).
O evento é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo e segue com programação ao longo do domingo (16), na Praça do Papa. A entrada é gratuita, com inscrições no site esx.com.es.
O desenvolvimento de tecnologias para a área de atendimento à saúde possibilitam a criação de um sistema de triagem mais eficientes, diagnósticos mais precisos e, até mesmo, agilidade em soluções a serem entregues, diminuindo o tempo de resposta em casos de urgência. Um exemplo disso é a IA Kardia, criada há três anos pela empresa de tecnologia na saúde Neomed, com a missão de melhorar o processo de diagnóstico das doenças cardiovasculares, ganhando tempo e reduzindo a mortalidade.
“Quando começamos, só tínhamos um algoritmo para separar exame normal e anormal. Hoje em dia, nós temos cinco algoritmos que dão, por exemplo, diagnósticos de infarto e arritmias relevantes. A ideia agora é desenvolver cada vez mais algoritmos para tornar todo o processo mais rápido e mais fácil”, contou o fundador e CEO da Neomed, o capixaba Gustavo Kuster.
De acordo com dados apresentados por Kuster no painel “Como atuam as Startups de IA?”, na Arena do Conhecimento, o diagnóstico de infarto realizado por seres humanos, no padrão ouro, deve ocorrer em até 10 minutos. Cada minuto de um ataque de coração agudo sem tratamento chega a custar 11 dias de vida do paciente. Com a Kardia, esse processo é otimizado cerca de oito minutos a menos.
É essencial analisar os avanços tecnológicos e os impactos que essas inovações provocam na população. Outra iniciativa que trouxe esse tipo de agilidade para o mercado por meio de inovação foi a Memed, uma startup que possui como produto principal uma plataforma de prescrição para o médico.
De acordo com Thiago Júlio, diretor médico e representante da Memed na palestra, a ideia é que, em vez de o médico fazer a prescrição com papel e caneta, ele tenha um sistema para realizar essa demanda, possibilitando mais tempo para a consulta. “É muito comum com aquelas letras dos médicos, o paciente ir na farmácia e, às vezes, o farmacêutico não compreender o que está escrito ali, podendo entregar o remédio errado ou a dose errada. O objetivo foi facilitar a vida do médico e trazer mais segurança e qualidade na prescrição”, contou Júlio.
No mesmo sentido, Marcus Leitão, diretor de inovação na MedSênior, reforçou a ideia de que iniciativas como essas apresentadas no ESX 2024 mostram a necessidade de impulsionar transformações deste porte tecnológico, aumentando a estrutura de dados e permitindo a expansão desses meios.
“A IA é um robô trabalhando para você, processando os dados e trazendo as informações mais claras”, expôs Leitão.
SERVIÇO
ESX 2024 – Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: domingo (16 de junho), das 9h às 20h.
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es