Por Ana Clara Gonçalves, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
Apostar em treinamento e formação de atendentes é a garantia de uma experiência positiva para o cliente, uma vez que esses profissionais estão na ponta de contato com os consumidores. Essa foi a novidade apresentada no ESX 2024 pela startup Te Atende, que lançou uma capacitação que utiliza mecânicas de gamificação para engajar os usuários, ajudando a aprimorar competências técnicas e habilidades socioemocionais, essenciais para um bom atendimento ao cliente.
O maior evento de inovação do Estado está realizado na Praça do Papa, em Vitória, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo. A programação se encerra às 20h deste domingo, 16 de junho.
Ao contrário das iniciativas tradicionais que focam em processos e experiências do cliente, a Te Atende se concentra na formação do atendente, conforme contou a fundadora da iniciativa, Fernanda Sabra.
“Raramente as iniciativas se concentram no desenvolvimento humano do atendente. Nós trazemos essa inteligência humana numa era dominada pela inteligência artificial, para que as pessoas saibam resolver problemas, se comunicar melhor e gerir crises de forma eficiente”
Fernanda Sabra, fundadora da startup Te Atende.Pensado para empresas que lidam com um alto volume de atendimentos, o jogo desenvolvido pela startup oferece, de forma acessível e divertida, qualificação para os colaboradores. “O treinamento tradicional pode ser caro e muitas vezes ineficaz”, considera Fernanda. Ainda de acordo com a fundadora, a iniciativa é similar ao aplicativo Duolingo, de ensino de idiomas, onde o usuário aprende e se diverte ao mesmo tempo com um investimento de tempo de cinco minutos por dia.
Te Atende
A startup nasceu em 2022, quando as empreendedoras e sócias Fernanda Sabra e Ana Paula Serrano enxergaram uma lacuna no mercado de treinamento para atendentes. “Vimos que, apesar das inúmeras iniciativas voltadas para a experiência do cliente, o atendente, a ponta de contato crucial com o cliente, estava sendo negligenciado”, contou Sabra.
Com a expertise de ter se destacado em diversos eventos de inovação, a Te Atende aproveita o momento do ESX 2024 para captar interesse de grandes empresas e instituições. “Na última edição, fomos procurados por clínicas, hospitais e laboratórios que queriam melhorar a experiência do paciente. Este ano, estamos lançando um treinamento específico para esse setor”, destacou Fernanda.
O ESX representa uma vitrine importante para as startups. A expectativa é que o evento amplie as conexões e leve o novo game a um público mais amplo. “Estamos aqui para divulgar nosso produto, fazer mais conexões e apresentar o game a possíveis parceiros. Já tivemos uma rodada de negócios promissora e estamos animados com as novas oportunidades”, expôs Fernanda.
Além do game, a Te Atende continua a expandir seu portfólio de produtos e serviços voltados para a melhoria contínua dos atendentes. “Nosso objetivo é fornecer ferramentas que permitam aos profissionais do atendimento se desenvolverem de forma completa e eficaz”, concluiu.
Ficha técnica
– Nome da startup: Te Atende
– O que faz: Diagnóstico das habilidades e atitudes dos atendentes, qualificação e acervo de profissionais que trabalham com atendimento.
– Sócios: Fernanda Sabra Oliveira e Ana Paula Serrano
– Sede: Vila Velha, Espírito Santo
– Início das atividades: 2022
– Redes sociais: @teatende
SERVIÇO
ESX 2024 – Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: domingo (16 de junho), até às 20h.
Entrada gratuitaConfira a programação do último dia e inscreva-se em: esx.com.es