Por Thiago Borges
Com o objetivo de promover a inovação e aumentar a produtividade, o Sebrae/ES abriu 75 vagas para Bolsa de Extensão Tecnológica (BET), distribuídas em todo o Estado, com valor de R$ 5 mil para Agentes Locais de Inovação (ALI), e 10 vagas para orientadores dos bolsistas com o valor de R$ 6.500. Os selecionados vão atuar em atividades de inovação e tecnologia em benefício das empresas participantes do projeto, com duração de até três anos. Para participar, a inscrição é gratuita. Basta se cadastrar neste site até o dia 28 de outubro.
São 15 oportunidades para contratação imediata e 60 para cadastro de reserva para as vagas de Agentes Locais de Inovação, onde os participantes vão acompanhar a implantação da inovação nessas empresas selecionadas, contribuindo na prática para a melhoria da produtividade do País. Cada bolsista será responsável por acompanhar 25 pequenos negócios a cada ciclo de 6 meses do programa.
Os candidatos devem ter graduação completa em Administração, Engenharias, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Comercial, Gestão de Negócios, Gestão Pública, Turismo, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Design, Sistema de Informação e áreas correlatas, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é requisitada experiência profissional de pelo menos seis meses em gestão, empreendedorismo, administração de pequenas empresas, inovação e/ou negócios industriais.
Já as bolsas para orientadores, são duas vagas para contratação imediata e oito para banco de reserva. Cada orientador ficará responsável por até 10 bolsistas ALI, além de atividades como: elaboração de relatórios mensais, artigos, participação em reuniões e eventos relacionados ao projeto e condução de reuniões de alinhamentos com as equipes de agentes, entre outras.
Os candidatos à vaga de orientador devem ter pós-graduação completa (stricto sensu, mestrado ou doutorado) em: Administração, Turismo, Engenharias, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Comercial, Gestão de Negócios, Gestão Pública, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Sistema de Informação e áreas correlatas, com diploma
reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); além de um ano de experiência em áreas relacionadas a inovação e gestão.
A bolsa tem duração de até três anos e os valores devem cobrir os custos com deslocamento até as empresas atendidas, manutenção de celular, internet e computador. O bolsista deve executar, dentro do prazo esperado, as atividades programadas em seu Plano de Trabalho e registrar as atividades no sistema de gestão, além de terem também a atuação acadêmica, devendo registrar os resultados verificados em forma de artigo, estudos de caso e relatórios técnicos.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec): contato@selecaofapetec.org.br.