A Microsoft apresentou uma série de novidades para sua ferramenta de inteligência artificial generativa Copilot. Os recursos vão de um redesign no aplicativo (para iOS, Android, web e Windows) até novas capacidades de raciocínio e atalhos com base no que está na tela.
Algumas das atualizações apresentadas serão exclusivas dos Copilot+ PCs, nome dado aos computadores com poder de processamento suficiente para rodar recursos de IA localmente, com desempenho satisfatório, sem depender da nuvem. Os recursos de IA do Microsoft 365 também serão liberados para assinantes dos planos pessoais da ferramenta.
Confira as atualizações:
- Copilot Voice e Copilot Daily
O Copilot Voice é uma das principais novidades anunciadas pela Microsoft. O chatbot lembra o assistente de voz do ChatGPT, com capacidade para lidar com linguagem natural e dar respostas rápidas. Também é possível interromper o assistente, caso o que ele esteja falando não seja o que o internauta precisa no momento, e fazer um novo pedido. A ferramenta oferece quatro opções de voz.
Em um dos exemplos, o usuário pede ajuda ao Copilot para dar um presente a um amigo que não bebe vinho. O assistente sugere um azeite de boa qualidade, uma caixa de chás artesanais ou uma cesta de snacks gourmet. O assistente virtual ainda é capaz de justificar o motivo por aquela ser uma boa opção de presente.
O Copilot Voice está disponível inicialmente em inglês, na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. A Microsoft pretende expandir o suporte para mais regiões e idiomas nos próximos meses.
Outra novidade envolvendo voz é o Copilot Daily, que dá as informações básicas para o dia, como se fosse um programa de rádio. Uma voz digital, parecida com a de um locutor, dá notícias importantes para o usuário, previsão do tempo, curiosidades e dicas, enquanto uma trilha sonora toca ao fundo. O Copilot Daily será liberado inicialmente para Estados Unidos e Reino Unido, devendo chegar em breve a outros países.
Think Deeper
Outro novo recurso é o Think Deeper (“pense melhor”, em tradução livre). Seguindo os passos da OpenAI, o Think Deeper vai lidar melhor com pedidos que envolvem raciocínio e informações complexas, como os que envolvem matemática e código.
O Think Deeper será disponibilizado inicialmente para um número limitado de assinantes do Copilot Pro na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.
Copilot Vision
A Microsoft apresentou ainda o Copilot Vision. Ele está em fase de testes e não será lançado nesta leva de atualizações. Segundo a empresa, o recurso poderá ver e ouvir o que está na navegação de tela do usuário. Quando solicitado, o assistente usará as informações de texto e imagens da página para responder a perguntas e dar ajuda.
Ainda de acordo com o comunicado da Microsoft, o Copilot Vision só vai funcionar quando ativado, notificações avisam quando a ferramenta está funcionando e nenhuma conversa é armazenada após o fim da sessão. A nova ferramenta chegará primeiro para um número limitado de assinantes do Copilot Pro nos EUA, por meio do Copilot Labs.
Copilot+ PC terá recursos exclusivos
Algumas novidades apresentadas pela Microsoft são exclusivas dos Copilot+ PC, nome dado às máquinas certificadas para rodar recursos de inteligência artificial localmente, sem depender da nuvem. Um destes recursos se chama Click to Do (”clique para fazer”, em tradução livre). Ao usar a ferramenta, ela cria atalhos com base no que está na tela, como pesquisar, saber mais, editar ou comprar. A ferramenta funciona em páginas, documentos, imagens e vídeos.
Os computadores com o selo Copilot+ PC também terão uma busca aprimorada para o Windows. A Microsoft pretende que o sistema encontre qualquer coisa que o usuário pedir, seja um arquivo ou uma configuração, mesmo que ele não saiba o nome exato.