Devido à grande procura para inscrições de projetos, o prazo final para participar do programa Sementes do Rio Doce foi prorrogado. Agora, os interessados terão até o dia 15 de março de 2025 para submeter suas inscrições e concorrerem a uma das 50 vagas para participarem de processo de aceleração de seis meses, com mentorias gratuitas, além de uma subvenção no valor de R$ 100 mil.
O prazo foi estendido para garantir que mais iniciativas tenham a oportunidade de participar e contribuir para o desenvolvimento dos municípios contemplados pelo programa: Colatina, Linhares, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Marilândia e Serra. Interessados podem acessar o edital e realizar as inscrições no link: secti.es.gov.br/editais-abertos.
No último dia 13 de fevereiro, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), junto ao IEBT Innovation, realizou uma transmissão ao vivo para esclarecimentos de dúvidas a respeito do edital. Participaram proponentes de várias partes do País. A transmissão ficou salva no canal do YouTube do IEBT Innovation, confira.
Quem pode participar?
Podem participar do edital pessoas físicas, que possuem uma ideia validada, e pessoas jurídicas de direito privado (startups), nascentes e em fase de ideação, operação, tração ou escala, com projetos promissores ligados à pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras nas áreas da saúde, da educação, do saneamento, da mobilidade, do meio ambiente, dentre outros, tendo a sustentabilidade como destaque no desenvolvimento econômico dos municípios contemplados pelo Sementes.
Os principais desafios mapeados para essas cidades, identificados por meio de um estudo diagnóstico, estão detalhados no edital e divididos por município, servindo como base para orientar as soluções inovadoras a serem desenvolvidas. Entre eles, estão infraestrutura rural e estradas vicinais, agroecologia e sustentabilidade, segurança alimentar e estruturação de comercialização de produtos locais, poluição, saúde pública, saneamento básico, qualificação de mão de obra, promoção de igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher.
Os participantes também vão receber mentorias especializadas, formação e capacitação, com o objetivo de desenvolver novas habilidades e conhecimentos específicos, que são essenciais para o sucesso das empresas aceleradas, incluindo habilidades de liderança, gestão, comunicação, marketing, vendas e finanças.
Confira o cronograma atualizado:
- Período de inscrições: até 13/3, pelo site secti.es.gov.br/editais-abertos;
- Fase 1 – Homologação das startups habilitadas: até 23/3;
- Fase 2 – Avaliações das propostas: 24/3 a 2/4;
- Fase 3 – Entrevistas: 3/4 a 11/4;
- Resultado preliminar: 14/4;
- Prazo para submissão de recursos administrativos: 15/4 a 20/4;
- Resultado final: 23/4;
- Prazo para constituição da empresa e inserção de documentos para a contratação na Plataforma do SigFapes: 2/5;
- Contratação dos projetos: Até 9/5;
- Início da aceleração: 12/5;
- Período de aceleração: 12/5 a 12/11;
- O encerramento da aceleração será marcado com o “Demo Day”, evento em que as startups capixabas também poderão demonstrar seu progresso na jornada.