O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a empresa Vale assinaram, na tarde da última terça-feira, 15 de abril, um protocolo de intenções com o objetivo de fomentar a cadeia de valor da economia verde no Espírito Santo, com foco na produção e consumo de combustíveis de baixo carbono, como biometano, hidrogênio verde e tecnologias de captura e armazenamento de gás carbônico (CO2).
A parceria é o primeiro passo, que tem como meta avaliar modelos de negócios e possíveis estruturas de financiamento que contribuam para a descarbonização da indústria capixaba, especialmente nas áreas de mineração e siderurgia. A proposta está alinhada às diretrizes estratégicas do banco de desenvolvimento, que visam promover uma economia mais verde por meio da neoindustrialização do Estado.
O documento foi assinado no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço. Também estiveram presentes os secretários de Estado do Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.
Em discurso, Casagrande alertou sobre a força dos combustíveis fósseis para alavancar a energia limpa, além de pontuar o sinal positivo da parceria com a Vale na busca de alternativas de descarbonização, estratégias para financiamentos e oportunidades de investimentos futuros.
“O debate na COP 30 é a implementação do financiamento e o nosso Fundo de Descarbonização já vai iniciar com meio bilhão de reais. Tenho certeza que irá atrair novos investidores. Temos condições de publicar o edital para selecionar a gestora do Fundo e vamos dar o pontapé inicial e definitivo para esse caminho sem volta que é a descarbonização”, afirmou o governador.
Já o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive, contou que a colaboração com a Vale fortalece a atuação do banco em prol de soluções sustentáveis na direção da construção de um ambiente mais favorável à inovação verde no Estado.
“O Estado reúne condições ideais para esse tipo de iniciativa, com vocação logística, industrial e ambiental estratégica. Além disso, o Bandes segue o movimento dos bancos de desenvolvimento de todo o mundo, atuando como catalisador de investimentos em inovação e tecnologias limpas”, pontuou Saintive.
Por sua vez, a Vale — maior mineradora do Brasil — já vem adotando diretrizes sustentáveis em sua estratégia corporativa, buscando reduzir suas emissões de carbono e contribuir com a agenda ambiental global. Com o protocolo, ambas as instituições poderão compartilhar conhecimentos, elaborar estudos técnicos e mobilizar especialistas e agentes de mercado nacionais e internacionais para viabilizar as iniciativas conjuntas.
“A assinatura deste protocolo de intenções reforça a estratégia da Vale de explorar alternativas para descarbonização e combate às mudanças climáticas. Temos metas claras para reduzir nossas emissões e buscamos soluções inovadoras para alcançar esses objetivos. Acreditamos que o Bandes pode ser uma alavanca de desenvolvimento para que as empresas estejam cada vez mais preparadas para atenderem o mercado de forma sustentável”, disse a gerente de Mudanças Climáticas da Vale, Vivian MacKnight.
No caminho para uma economia cada vez mais sustentável
A iniciativa reforça a estratégia do governo do Espírito Santo de posicionar o Estado como referência em sustentabilidade e transição energética. Por meio do Bandes, o governo tem atuado no apoio a projetos estruturantes que visam a descarbonização da economia, a ampliação do uso de energias renováveis e o fortalecimento de cadeias produtivas alinhadas com os princípios da economia circular.
Nos últimos anos, o banco capixaba tem intensificado a atuação como indutor de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, com destaque para a mobilização de capital verde, a criação de instrumentos financeiros voltados a tecnologias limpas e o incentivo à inovação industrial. “A parceria com a Vale é outro marco neste caminho, reafirmando o papel estratégico do banco no futuro verde do Espírito Santo”, acrescentou Saintive.
Fonte: Comunicação Bandes