WhitepaperDocs
    Facebook Instagram LinkedIn
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    WhitepaperDocsWhitepaperDocs
    • Home
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • WhitePapers
    • Outros temas
      • Tendências
      • Novas
      • Artigos
      • Entrevistas
      • Editorial
      • Sobre Nós
    WhitepaperDocs
    Início » Álbum da Copa resiste apesar do avanço da digitalização e falta de figurinhas gera reclamações e protestos
    Tendências

    Álbum da Copa resiste apesar do avanço da digitalização e falta de figurinhas gera reclamações e protestos

    Por Redação WHPPR19 de setembro de 2022Leitura de 5 minutos
    Facebook LinkedIn WhatsApp
    Comp.
    Facebook LinkedIn WhatsApp

    Por Nicolas Nunes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceira com o Sebrae-ES.

    Em 1950, a Copa do Mundo era sediada no Brasil pela primeira vez e, junto dela, surgia o conceito de um álbum de figurinhas colecionáveis. Mas foi em 1970, durante a edição da Copa do Mundo realizada no México, que o álbum de figurinhas da Panini alcançou sucesso.

    Desde aquela data, foram 13 álbuns da Copa lançados pela empresa italiana, e ao contrário do que poderia se imaginar, com o avanço da digitalização, um hábito do mundo “analógico” segue em alta, gerando inclusive uma crise por falta de álbuns e figurinhas da edição da Copa do Qatar 2022, especialmente na América Latina.

    O Procon de São Paulo recebeu 432 reclamações de falta de álbuns e figurinhas, e solicitou à Panini informações a respeito da distribuição dos produtos. Na Argentina, a falta de “figus del Mundial”, forma como as figurinhas são chamadas por lá, motivou um protesto. No final de agosto deste ano, consumidores insatisfeitos dirigiram-se até os escritórios do distribuidor oficial da Panini no país, para manifestar indignação.

    Escassez também no Espírito Santo

    No Espírito Santo, o Procon Estadual ainda não registrou nenhuma reclamação formal de falta de figurinhas, mas o público sente no dia a dia a escassez na oferta. Na Banca do Japonês, tradicional ponto de encontro para compra e troca de figurinhas na Praia do Canto, em Vitória, as vendas começaram no dia 18 de agosto e são um sucesso. Gilmar Francisco, administrador do estabelecimento, disse que a demanda é tão grande que falta produto.

    “Brasileiro, né, moço? É a terra do futebol, tem menina, menino e até senhores fazendo o álbum da Copa”.

    Gilmar – administrador da Banca do Japonês
    Álbum da Copa 2022 tem alta demanda e figurinhas disputadas

    “Tinha semana que os clientes chegavam procurando por figurinhas e eu respondia sempre a mesma coisa: ‘não tem figurinha e não sei quando vai chegar’. Se eu tivesse 200 álbuns hoje, já teria vendido. Uma senhora comprou centenas de pacotes de figurinhas para as netas, já outro menino comprou um valor que passa dos mil reais no cartão de crédito, e fez isso na companhia do pai. Brasileiro, né, moço? É a terra do futebol, do fanatismo. Tem menina, menino e até senhores de idade fazendo o álbum de figurinha da Copa”, disse Gilmar.

    Contando com 50 especiais e 80 raras, o álbum da edição de 2022 tem 670 figurinhas, e o pacote com cinco unidades custa R$ 4,00.

    Mas a escassez na distribuição da Panini não desanimou Eduardo Moreira, de 10 anos, que segue em busca das figurinhas na companhia do pai, José Antonio, de 40 anos.

    Eduardo e José Antonio Moreira: paixão por figurinhas de pai para filho (Foto: Nicolas Nunes)

    “Eu gosto muito do álbum da Copa, faço coleção desde a edição na Rússia, em 2018. Gosto de futebol e quero achar figurinhas boas, que sirvam para trocar. Algum dia, vou vender as figurinhas raras que eu encontrar”, disse Eduardo, que segue a paixão do pai.

    “Já colecionei álbuns na infância e na adolescência. Quando levo meu filho para comprar figurinhas, sinto como se estivesse deixando um legado de um costume que eu tinha”, comenta José Antonio.

    Pensando nesse legado, shoppings montaram espaços específicos para reunir os colecionadores em pontos de encontro para troca de figurinhas. O Shopping Vitória reservou um espaço exclusivo no 1º piso, com acesso gratuito, no mesmo horário de funcionamento do centro de compras.


    Boom de vendas das figurinhas da Copa reflete paixão no País do Futebol

    O Brasil é o país número um quando o assunto é consumo de figurinhas da Copa do Mundo, como mostra uma pesquisa realizada pela Panini em 2018. De acordo com o estudo, o consumo brasileiro representou duas vezes o montante de compras da Alemanha, que foi a segunda colocada na pesquisa.

    Um desses clientes fiéis é Renato Boninsenha, de 25 anos, que coleciona álbuns da Copa desde 2006 e afirma que completou todos que comprou. O rapaz se declara um grande entusiasta do futebol e que não conseguiu ignorar “aquele sentimento da busca pelo hexa crescendo no coração”.

    “Decidi ignorar a razão, que me dizia que os preços estão elevados, e entrei de cabeça na brincadeira. Não existe evento no mundo mais mágico e grandioso que a Copa do Mundo, e como em toda festa, as pessoas trocam coisas, que nesse caso são as figurinhas”, disse.

    “O grande barato de colecionar é ir na praça da cidade e trocar figurinhas com pessoas de todas as idades. O digital não permite essas interações”.

    Renato Boninsenha

    Questionado a respeito das mudanças da era digital, o apaixonado por futebol disse que ninguém dá muita bola para a versão digital do álbum.

    “O grande barato de colecionar é ir na praça da cidade e conversar com desconhecidos, trocar figurinhas com pessoas de todas as idades. É ver a pracinha lotada e reclamar da pessoa que tem uma figurinha do Neymar repetida, mas que não quer trocar porque ‘só vende o Neymar por R$ 50,00’. O digital não permite essas interações, fora que colar as figurinhas é muito gostoso”, afirmou o vilavelhense.

    Copa 2022 futebol pesquisa
    Compartilhar. Facebook LinkedIn WhatsApp
    Artigo anteriorPrograma InovaLab edição Colatina recebe inscrições até 19 de setembro
    Próximo artigo Startups em fase de ideação podem se inscrever em programa de aceleração digital da ACE

    Postagens relacionadas

    Evento na Findes vai debater desafios e oportunidades da transição energética e descarbonização
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9672.mp3?cb=1748357307.mp3

    27 de maio de 2025

    Economia Criativa no ES registra 213 mil oportunidades de trabalho e crescimento de renda no último ano
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9577.mp3?cb=1745524272.mp3

    24 de abril de 2025

    Talk EAD: Senac debate temas e explora soluções sobre a transformação digital no ensino a distância
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9428.mp3?cb=1743017999.mp3

    26 de março de 2025
    Posts recentes
    • Estudantes capixabas podem participar de competição sobre empreendedorismo e tecnologia
    • Governo do Estado lança edital com recursos de R$ 3 milhões para apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica
    • Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    • Alunos de Cachoeiro de Itapemirim vencem campeonato internacional de robótica no México
    • Startup do RS vai usar inteligência artificial para identificar ligações irregulares de energia no Espírito Santo
    Tags
    aceleração ArcelorMittal Bandes Base 27 capacitação Diversidade Economia Criativa ecossistema de inovação edital EDP Empreendedorismo ESG ESX ESX 2023 Fapes Feira do Empreendedor Findes FindesLab Finep Governo ES Ifes inovação Inteligência Artificial investimento Marketing Digital MCI MEI mentoria networking ONU pesquisa Sebrae SebraeES Secti Seedes Senac-ES Senai ES Startup Experience ESX startups Suzano tecnologia TecVitória tendência Ufes Vale
    Sobre nós


    O Whitepaper Docs é um espaço para falar sobre inovação, colaboração e diversidade. Uma página em branco onde iremos abordar causas, efeitos e soluções, pensar e discutir esse momento que vivemos, que tem como principal característica a mudança.

    Bem-vindo ao Whitepaper Docs.

    --
    Política de Privacidade

    Navegação
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • Whitepapers
    • Tendências
    • Novas
    • Artigos
    • Entrevistas
    • Editorial
    Contato
    Rua Henrique Novaes, 88 - Ed. Chamboard, sala 605 - Centro, Vitória-ES | contato@whitepaperdocs.com | +55 27 98871 2224

    Assine a nossa newsletter!
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    Copyright © 2025 WhitepaperDocs. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.